Actualmente quando se fala na distribuição Linux Ubuntu, muitos são os utilizadores que criticam esta distribuição devido à inclusão da interface Unity (ver mais aqui) por parte da Canonical. A verdade é que o Unity é diferente de outras interfaces, tendo os seus pontos fortes e fracos e até será a interface ideal para o projecto Ubuntu TV e Ubuntu no Android.
Nos últimos tempos temos apresentado algumas dicas para personalizar o Unity à maneira de cada um. Hoje apresentamos a aplicação MyUnity, que permite personalizar o Unity em vários aspectos.
A ferramenta MyUnity, permite personalizar o Unity e recentemente chegou à versão 3.0. Esta versão, além da correcção de alguns bugs, inclui uma nova interface e tem suporte total para o Ubuntu 12.04 Precise Pangolin (suportando já algumas funcionalidades presentes nessa versão).
O que pode fazer com o MyUnity 3.0?
Quem usar o Unity no Ubuntu, poderá usar o MyUnity 3.0 para:
- Alterar cor
- Definir transparência
- Definir tamanho dos ícones
- Possibilidade de apresentar dispositivos montados
- Proceder a alterações ao nível da Dash
- Personalização do ambiente de trabalho (sendo possível acrescentar o ícone da rede, dos dispositivos, reciclagem, etc)
- Alteração do tipo de letra usado no sistema
- Possibilidade de alterar o tema e ícones
Como instalar o MyUnity 3.0?
Para instalar o MyUnity 3.0 basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:myunity/ppa
sudo apt-get update sudo apt-get install myunity
Melhor que imagens, deixamos aqui um pequeno vídeo com as funcionalidades do MyUnity 3.0
Pessoalmente gostei bastante desta ferramenta, uma vez que disponibiliza ao utilização várias personalizações do sistema e na interface Unity, numa única aplicação. Experimentem e dêem-nos o vosso feedback.