Depois de várias rubricas com a apresentação de várias distribuições Linux, chegou a hora de conhecer melhor uma das distribuições mais populares da atualidade. Chama-se MX Linux e já ultrapassou distribuições como o Ubuntu, Mint, entre outras segundo o Distrowatch.
Pode conhecer, no geral, esta distro aqui e se a quiser instalar já temos também o tutorial de instalação.
Ao contrário do que temos feito com outras distribuições, deste vez vamos começar por explorar o artwork. Como quase sempre, as distribuições Linux incluem wallpapers muito bonitos e até originais. No caso do MX Linux é igual.
Para mudar o Wallpaper, tal como acontece no Windows, basta carregar com o botão direito do rato, escolher Definições de ambiente de trabalho e depois escolherem a imagem que pretendem.
Ao nível dos Menus também é possível proceder a várias personalizações que visam uma experiência mais agradável com o sistema.
No separador Ícones é disponibilizada a opções que nos permite incluir ícones no ambiente de trabalho. É ainda possível mudar o tamanho dos ícones, indicar se pretendem ver também ficheiros ocultos, entre outras opções.
Como já foi referido, esta distribuição traz o Conky integrado. Esta pequena ferramenta permite ter widgets no ambiente de trabalho que nos fornecem informações sobre todo o sistema. Desta forma podemos ter uma visão relativamente aos discos, memória RAM, CPU, processos, etc.
Por hoje é tudo. Em próximos tutoriais iremos continuar a explorar esta distribuição e mostrar como realizar algumas configurações. Esperemos que estejam a gostar tanto desta distribuição como nós, pois, no nosso caso, tem-se revelado uma agradável surpresa.