Pplware

Microsoft: vai ser muito simples gerir as distribuições Linux dentro do Windows

A presença do Linux no Windows é algo que já todos provaram como sendo útil e importante. Esta integração permite ter outro sistema presente d forma simples. Infelizmente, a gestão destas distribuições está longe de ser simples, mas a Microsoft quer mudar isso em breve.


Melhorar o Linux dentro do Windows

Desde que a Microsoft integrou o Linux diretamente no Windows que os utilizadores perceberam a sua utilidade. Podem ter rapidamente um novo sistema dedicado ao desenvolvimento, sem que tenham de reiniciar o PC com outro sistema operativo ou lança uma máquina virtual.

Com o recurso ao terminal os utilizadores podem ligar-se à sua nova máquina e executar todos os passos necessários. Isto acontece de forma transparente e sem que seja necessária qualquer gestão por parte do utilizador, para além da parte básica.

Interface parar gerir distribuições

Algo que sempre foi identificado como tendo de ser melhorado é a gestão das distribuições presente. Estas podem ser instaladas e atualizadas rapidamente pela loja da Microsoft, mas depois todo o processo é manual e sem qualquer interface para o utilizador. Tudo se resume ao terminal e aos comandos do WSL.

Para mudar esse cenário, a Microsoft quer melhorar a gestão das distribuições Linux no Windows e prepara uma interface específica. Esta permitirá tornar qualquer uma das instaladas como sendo a padrão, remover ou alterar parâmetros, algo que assim fica mais simples.

Microsoft quer ajuda de todos neste caso

Para preparar esta melhoria da gestão do Linux para o Windows, a Microsoft quer a ajuda dos utilizadores. Para isso publicou no GitHub um mockup para que estes possam dar a sua opinião e ver onde este pode ser melhorado. Mais tarde, irá focar-se na sua implementação.

Esta é sem qualquer dúvida uma excelente melhoria que a Microsoft traz para o Linux no Windows. Ao garantir uma interface para a gestão das distribuições, tudo fica mais simples e mais fácil de ser usado, algo que se espera dos produtos da gigante do software.

Exit mobile version