Muito para além dos seus sistemas operativos e aplicações que tem no mercado, as equipas da Microsoft sempre se dedicaram a criar ferramentas para os utilizadores, para os dotarem das apps que são essenciais.
O Sysinternals é conhecido por todos, pelas potencialidades de gestão que dá aos utilizadores. Agora, e num movimento inesperado, anunciaram também que o Sysinternals vai ter uma versão para Linux.
A relação da Microsoft com o Linux tem mudado ao longo dos anos e está cada vez mais integrada. A presença do Linux no Windows 10 é a prova disso, mas muitas mais têm surgido.
Aparentemente a Microsoft quer levar ainda mais longe esta relação e por isso tem preparado as suas ferramentas para estarem disponíveis no Linux. A mais recente novidade é o início da presença do Sysinternals no Linux, tendo sido começada com o ProcDump.
Esta app permite aos programadores criarem, maneira conveniente e eficiente, core dumps das suas aplicações com base em triggers de desempenho.
O código desta nova versão do ProcDump está já disponível publicamente na conta do GitHub da Microsoft, pronta a ser descarregada, instalada e usada por todos.
Turns out we made a procdump for linux! https://t.co/YInC1lfFme #sysinternals cc @markrussinovich
— David Fowler (@davidfowl) November 4, 2018
Espera-se que em breve surjam no Linux muitas mais aplicações das que fazem parte do Sysinternals, tornando-o uma suite completamente transposta para este sistema operativo.
Está aqui mais uma prova de que a Microsoft está mesmo apostada em integrar-se no Linux, trazendo para este sistema as suas aplicações e ferramentas. Aparentemente vai começar com as mais pequenas e deverá crescer depois para outras bem maiores.