Pplware

Microsoft abraçou de vez o Linux no Windows 10 e vai ter um kernel personalizado

O passado sempre mostrou a Microsoft contra o Linux e todas as diferentes distribuições, por razões óbvias. Sendo sistemas concorrentes, a ideia de ter estes sistemas a funcionar em conjunto não era natural.

Mas com a chegada do novo CEO, Satya Nadella, este cenário mudou de forma drástica e hoje o Linux é uma certeza no Windows 10. A Microsoft parece que não se limitou a tê-lo presente e agora apresentou várias novidades. Há um kernel personalizado a caminho e mais novidades.


A BUILD 2019 tem sido fértil em novidades para o Windows 10 e os serviços que disponibiliza. Falamos do novo edge e de muitas mais novidades que foram sendo apresentadas para este sistema. Estas chegam de forma discreta e até em áreas onde não eram esperadas.

O Windows 10 vai ter em breve um kernel próprio

Uma delas, disponível há algum tempo, é a presença do WSL (Windows Subsistem Linux), onde surgiram várias melhorias e até várias novidades de peso. A primeira delas é a integração de um kernel personalizado e desenhado para este sistema de forma nativa.

Este será baseado na versão 4.19 e estará personalizado para correr no Windows 10. É esperado para meados deste anos e a sua integração com o Windows 10 será de tal forma grande que até será atualizado pela loja de apps da Microsoft.

Novo Windows Terminal como porta para todo o Windows 10

Para além do novo kernel, a Microsoft apresentou também ontem um novo terminal para o Windows 10. Este será a porta para aceder a todas as formas de gerir o Windows, quer seja Linux ou PowerShell. A presença de separadores parece garantida e será uma mais valia neste acesso.

O novo Windows Terminal dará acesso a todos os sistemas presentes, substituindo tudo o que está hoje presente no Windows 10. A ideia é substituir o que existe hoje e dar uma oferta maior a todas as ofertas atuais.

anterior próxima

Claro que, por ser Windows 10, as possibilidades de personalização vão ser muitas. Isto significa que a presença de separadores é garantida e a mudança de cores e fontes uma realidade presente nesta nova proposta.

A sua chegada é esperada para meados de junho e vem reforçar a oferta da Microsoft nesta área onde há alguns anos tem vindo a investir de forma (anormalmente) intensa.

Estas são apenas mais 2 novidades que a Microsoft tem para a disponibilização do Linux dentro do seu sistema. Mostra a vontade da empresa de integrar sistemas que têm vantagens óbvias para o Windows 10, ao mesmo tempo que dão a liberdade que há muito se esperava para os utilizadores.

Exit mobile version