Depois de todo o envolvimento da Microsoft no mundo Linux, a empresa de Redmond apresentou recentemente o seu próprio FreeBSD e “devolveu” o código à Fundação FreeBSD.
O objectivo foi conseguir que o FreeBSD passasse a ter suporte no Azure.
Jason Anderson, gestor da área Open Source da Microsoft referiu que esta “adaptação” vai permitir que os clientes do Azure possam ter o FreeBSD a correr em máquinas virtuais com total suporte.
Até ao momento a única forma dos clientes terem o FreeBSD a funcionar numa VM no azure era recorrendo a uma imagem personalizada/adaptada à medida de cada um.
In order to ensure our customers have an enterprise SLA for their FreeBSD VMs running in Azure, we took on the work of building, testing, releasing and maintaining the image in order to remove that burden from the Foundation. We will continue to partner closely with the Foundation as we make further investments in FreeBSD on Hyper-V and in Azure
Jason Anderson, Principal PM Manager at Microsoft’s Open Source Technology Center
Além disto Anderson revelou também que a Microsoft tem realizado um trabalho intenso com o objectivo de suportar muitas outras appliances, muitas delas que têm com base o FreeBSD. Além de disponibilizar o código fonte à Fundação/Comunidade FreBSD, a empresa de Redmond revelou também que se vai manter activa no projecto, melhorando a performance e corrigindo alguns bugs.
O FreeBSD é considerado por muitos como sendo um dos melhores sistemas operativos até à data. O Projecto FreeBSD é um dos mais antigos e bem sucedidos projectos a nível de sistemas operativos, certamente para confiabilidade, robustez e desempenho de todo o sistema.