Nos últimos tempos a aproximação da Microsoft ao mundo Linux tem acontecido a vários níveis. Quando muitos já consideravam que a Microsoft era um “bom amigo” do Linux, eis que surge a informação que a empresa de Redmond não deixa que os utilizadores instalem o Linux em máquinas Lenovo.
Mas será a culpa da Microsoft, da Lenovo ou dos sistemas Linux?
Um utilizador com o nickname BaronHK publicou recentemente no reddit que tentou instalar o Linux no seu ultrabook Yoga 900 ISK2 mas sem sucesso. Segundo o utilizador, houve tentativas também para instalar num Yoga 900S e Yoga 710S mas tal não foi possível.
Curioso com o que se passava, o utilizador foi à loja onde comprou o equipamento, onde foi informado que o seu ultrabook fazia parte do programa “Signature Edition” e que nesse sentido havia um bloqueio ao nível da BIOS que não permitia a instalação de outros sistemas operativos. Esta imposição faz parte de um acordo que a Lenovo tem com a Microsoft.
This system has a Signature Edition of Windows 10 Home installed. It is locked per our agreement with Microsoft
Em declarações ao site TechRepublic, Cassim Ketfi, um representante da Lenovo referiu que não existe nenhum bloqueio a este nível tanto da Lenovo como da Microsoft, No entanto, os responsáveis por esses sistemas Linux têm de libertar os drivers adequados. Segundo Ketfi, o problema está na falta de suporte à configuração RAID da storage da máquina.
To improve system performance, Lenovo is leading an industry trend of adopting RAID on the SSDs in certain product configurations. Lenovo does not intentionally block customers using other operating systems on its devices and is fully committed to providing Linux certifications and installation guidance on a wide range of products –https://support.lenovo.com/us/en/documents/pd031426. Unsupported models will rely on Linux operating system vendors releasing new kernel and drivers to support features such as RAID on SSD
Apesar das declarações a verdade é que agora que este caso foi tornado público verificou-se que há muitos utilizadores com o mesmo problema. Será que a Lenovo deveria documentar e ajudar nesta situação?