Pplware

Macs com chip M1 já correm Linux com “desktop básico”

O novo SoC da Apple, o M1, apesar das vantagens, trouxe alguns desafios ao mundo da tecnologia. A falta de suporte para outros sistemas é o mais evidente, mas como é natural nesta área da tecnologia, a seu tempo aparecem soluções.

No caso do Linux, atualmente já é possível correr o sistema em máquinas com o SoC M1, apesar de só ser possível ter um “desktop básico”. Saiba como!


Com o anúncio do kernel Linux 5.13, uma das novidades em destaque é o suporte para Macs com chip M1. Como é natural, esse é ainda um suporte básico e bastante limitado. No entanto, a verdade é que já é possível correr o sistema operativo Linux em Macs com chip M1.

Asahi Linux – A distribuição para o seu Apple com chip M1

A distribuição Asahi Linux tem como objetivo oferecer uma experiência Linux em Macs com chip M1 (Mac Mini, MacBook Air e MacBook Pro lançados a partir de 2020).

Esta distribuição ainda está numa fase muito inicial, mas é sem dúvida um bom começo para quem quiser ter uma distribuição Linux numa máquina Apple.

Segundo Hector Martin, responsável pelo projeto, com a distro Asahi Linux é possível ter um Linux com “desktop básico”. De referir também que suporte inicial ao M1 no Linux 5.13 só foi implementado graças às contribuições feitas por Hector Martin.

Asahi Linux

Exit mobile version