+5 Dicas para ter o Linux Mint 15 Olivia completo
No passado dia 29 de Maio anunciamos a aqui a disponibilização do Linux Mint 15 Olivia e já apresentamos aqui um guia de instalação. Segundo a equipa de desenvolvimento do Mint, o Linux Mint 15 “Olivia” é a versão mais ambiciosa desde o inicio do projeto. O Linux Mint é actualmente uma das distribuições mais populares no universo Linux (segundo o site distrowatch, é mesmo a mais popular), que muito se deve a características como a usabilidade, simplicidade e look and feel.
Depois do Desktop Perfeito (I), hoje apresentamos mais 5 dicas para quem pretender ter um Desktop Perfeito no Mint 15.
Tal como referido no Desktop Perfeito (I), estes dicas terão como base as opiniões sempre válidas dos nossos leitores. Aqui vão algumas das sugestões:
6) Qbitorrent
O projecto qBittorent (equivalente ao µtorrent mas Open Source) iniciou-se em Março de 2006 com o objectivo de desenvolver um cliente para torrents para Linux que tivesse como principais características a simplicidade, fosse bonito e que não necessitasse de muitos recursos. O fundador do projecto é o estudante francês de engenharia Christophe Dumez.
Instalação:
sudo apt-get install qbittorrent
7) Sparkleshare
O Sparkleshare é uma plataforma de sincronização de ficheiros open source, similar ao Dropbox. O Sparkleshare cria um diretório especial na nossa máquina, que pode ser acedido a partir de qualquer lugar a partir do utilizador e peers. Como principais caracteristicas, destaca-se o controlo de versões dos ficheiros e os mecanismos de sincronização.
Instalação:
sudo add-apt-repository ppa:git-core/ppa
>sudo add-apt-repository ppa:rebuntu16/sparkleshare+unofficial
sudo apt-get update
sudo apt-get install sparkleshare libmono-posix4.0-cil
8) Skype
O Skype continua a ser para mim o melhor IM pois, além de funcionar como um vulgar Instant Messaging, permite ainda realizar chamadas gratuitamente sobre a Internet. O Skype é um dos precursores da tecnologia de comunicação VoIP , oferecendo várias funcionalidades e sendo, provavelmente, a plataforma mais usado para videoconferência.
Como os skype está já presente nos repositórios do Mint 15, podem facilmente procurar pelo menos via Synapic
…e proceder à instalação do mesmo
9) Y PPA Manager
Para quem pretender uma ferramenta simples para gerir os repositórios, sugerimos o Y PPA Manager. Esta pequena ferramenta oferece uma interface gráfica que permite facilmente adicionar, apagar e remover PPA’s.
Instalação
sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/y-ppa-manager
sudo apt-get update
sudo apt-get install y-ppa-manager
10) Mendeley desktop
Aqueles que já trabalharam em qualquer grande projecto, tese e/ou trabalhos academicos, com centenas de referências, sabem o quanto é importante manter as bibliografias bem documentadas e ter a certeza que não se está a perder nada. Mendeley é um programa que permite fazer esse trabalho de uma forma extremamente conveniente.
Instalação
[32 bits]
- Download do Mendeley Desktop 32 bits aqui
[64 bits]
- Download do Mendeley Desktop 64 bits aqui
Para instalar, basta executar o seguinte comando:
sudo dpkg –i <nome_do_pacote_32_64_bits>
A parte III deste tutorial será também realizada com base nas vossas dicas. Para isso deixem sff nos comentários deste artigo, aplicações essenciais a instalar no Mint 15 e, se possível, como instalar as mesmas. De referir que os procedimentos aqui apresentados, funcionam em outras distribuições Ubuntu-based. Espero que tenham gostado deste artigo e que vos seja útil.