Foi no passado dia 2 de Abril que a Canonical, através da sua CEO Jane Silber informou que o serviço Ubuntu One iria ser encerrado já no próximo dia 31 de Julho. De acordo com o comunicado, a CEO referiu que tal decisão se prende com a incapacidade de manterem o serviço ao nível dos que têm aparecido e que oferecem já vários GB de armazenamento gratuito. Para que o Ubuntu One conseguisse acompanhar a concorrência, era necessário mais investimento…algo que a Canonical não está disposta a fazer neste momento.
O Pplware apresentou aqui 5 fantásticas alternativas mas agora há que aproveitar também o OneDrive da Microsoft que oferece 15 GB.
Tal como informamos recentemente aqui, a Microsoft numa jogada para acompanhar a concorrência, anunciou que as contas gratuitas do OneDrive vão ver o seu espaço aumentado para 15GB, de forma gratuita.
Apesar de existirem outros serviços que oferecem exactamente o mesmo espaço ou superior, hoje deixamos a sugestão para o OneDrive, que oferece actualmente 15 GB, e até tem suporte para Linux.
Como ter o OneDrive no Linux?
Quem pretender ter o OneDrive no Linux basta que instale o projecto open-source onedrive-d . Para isso basta que siga os seguintes passos:
Passo 1) Obter o onedrive-d aqui ou usando o seguinte comando
wget https://github.com/xybu92/onedrive-d/archive/master.zip
Passo 2) Descompactar
unzip master.zip
Passo 3) Entrar dentro do directório descompacto
cd onedrive-d-master/
Passo 4) Proceder a instalação
sudo ./inst install
Para começar a usar basta executar o comando
onedrive-prefs
Depois basta carregar em Connect to OneDrive.com para começar a usar o OneDrive.
O OneDrive é um serviço com boas funcionalidades e para quem o usar no Windows já não tem desculpa para não o adoptar no Linux. Além disso, este serviço possui também clientes para as plataformas móveis mais populares.
Qual o serviço da cloud que usam no Linux?