Pplware

Lançamento do Ubuntu Phone terá sido adiado, mais uma vez

Os sistemas operativos dos dispositivos móveis estão concentrados em três players principais. É a eles que pertence o grosso do mercado e para onde pendem as escolhas dos consumidores.

Alguns projectos têm mostrado a possibilidade de chegarem novos concorrentes a este mercado, com propostas muito concretas e com potencial.

O Ubuntu Phone tem estado para surgir, tendo sido prometido por várias vezes para breve, mas agora voltou a ser adiado, para o início de 2015.

O Ubuntu Phone tem estado a ser sucessivamente adiado pela Canonical pelas mais diversas razões, sem que até agora tivesse sido efectivamente lançado ou apresentado qualquer modelo em concreto.

Têm sido várias as razões que têm levado a estes sucessivos adiamentos, levando aos sucessivos atrasos e aos adiamentos. A ultima data que tinha sido apontada para o lançamento dos primeiros dispositivos era o final de 2014, o que se veio a verificar mais uma vez como não sendo verdadeiro.

A nova data apontada pela Canonical para o lançamento do Ubuntu Phone é agora o início de 2015, sem um a data concreta apontada.

Esta nova data e outras informações apresentadas vieram do site PC World, que numa conversa com Cristian Parrino, Vice Presidente da divisão Mobile da Canonical, conseguiu que fosse reveladas as novidades para 2015.

As razões que desta vez foram apontadas para o novo adiamento estão relacionadas com a necessidade de realizar algumas afinações pontuais à interface deste novo sistema operativo.

Por outro lado existe também a necessidade por parte das empresas que vão criar o hardware que correrá este sistema de afinarem a forma como este se integrará com o que Canonical produziu.

Também durante a conversa que o site PC World teve com Cristian Parrino foi afastado o rumor de que alguns dos parceiros da Canonical estariam a desistir do projecto.

Está confirmado o interesse e a participação da Meizu e da BQ neste projecto, onde a primeira tratará de criar e comercializar os dispositivos na China e a segunda tratará do mesmo, mas na Europa.

Os primeiros equipamentos da BQ esperam-se que surjam já algures no início de 2015, provavelmente em Fevereiro, como foi já noticiado antes.

É importante a chegada destes sistemas alternativos, para trazer alguma novidade e alternativa a este mercado, controlado e condicionado pelos 3 grandes agentes que estão até agora presentes.

Já vários outros sistemas mostraram interesse em estar presentes, mas até agora apenas o Ubuntu e o Firefox OS conseguiram materializar esta realidade e apresentar alguma proposta concreta.

Exit mobile version