Tal como informamos aqui, o Ubuntu Touch Developer Preview foi finalmente disponibilizado esta Quinta-Feira, estando actualmente disponível para smartphones e tablets. A disponibilização da versão Ubuntu Touch é destinada a entusiastas e programadores que assim podem começar a familiarizar com o Ubuntu Phone OS e também a desenvolver as primeiras aplicações para este sistema operativo que promete.
Hoje deixamos um pequeno guia que ensina a instalar o Ubuntu Touch no Galaxy Nexus e Nexus 4, 7 e 10.
Como já informamos em outros artigos sobre o Ubuntu Phone OS, este SO foi desenvolvido com o objectivo de oferecer uma experiência única em dispositivos com baixo processamento e não só. Sabe-se já que o Ubuntu Phone OS estará disponível para dois tipos de dispositivos (saber mais aqui):
- Smartphones/tablets de baixa performance “low end”
- Smartphones/tablets de alta performance
Para poderem testar o Ubuntu Touch é necessário que possuam um dos seguintes equipamentos:
- Galaxy Nexus
- Nexus 4
- Nexus 7
- Nexus 10
Para instalar nos equipamentos referidos, deve seguir os seguintes passos:
Passo 1 – Tendo em conta que estão numa máquina com Ubuntu instalado, devem começar por abrir o terminal e escrever os seguintes comandos para instalação do Ubuntu Touch Preview Tools:
sudo add-apt-repository ppa:phablet-team/tools
sudo apt-get update
sudo apt-get install phablet-tools android-tools-adb android-tools-fastboot
Passo 2 – Este e o passo 4 são para liberar o bootloader do equipamento. Se já realizou este processo anteriormente pode passar de imediato para o Passo 5. Senão, entre no bootloader e ligue o dispositivo ao computador.
Passo 3 – Em seguida, no computador execute o comando
sudo fastboot oem unlock
Passo 4 – Aceite todos os termos e condições de desbloqueio… e voila…quando acabar, reinicie o dispositivo!
Passo 5 – Depois do sistema arrancar, deve ir a Definições >Aplicações > Desenvolvimento e activar Depuração USB
Passo 6 – deligue o cabo do dispositivo e em seguida vamos reiniciar o adb – Android Debug Bridge. Para isso abram o terminal e executem os seguintes comandos:
adb kill-server
adb start-server
Passo 7 – Em seguida voltem a ligar o cabo USB ao dispositivo e executem o comando:
phablet-flash –b
Este processo deverá demorar alguns minutos. Quando terminar….Parabéns, o Ubuntu Phone OS está pronto a ser usado no seu equipamento.
Como puderam ver, todo o processo é relativamente simples de realizar. Há entretanto relatos que indicam que o Ubuntu Phone OS pode correr em mais dispositivo do que os que foram anunciados (como é o caso do Galaxy S3 – ver aqui).
Um agradecimento especial ao Jorge Costa pela screenshots.