Pplware

Aprenda a instalar um servidor de e-mail no Ubuntu – Parte 1

O GNU/Linux caracteriza-se por ser uma plataforma OpenSource, conferindo inúmeras potencialidades a quem pretende configurar serviços. Por ser código aberto, permite manipular grande parte dos ficheiros de modo a fazermos dele o que precisamos.

É nele que assentam a maioria dos serviços disponíveis na Internet, garantindo-lhes segurança e, principalmente, versatilidade. Hoje trazemos um guia muito útil e várias vezes pedido. Vamos explicar como podem instalar um servidor de e-mail no Ubuntu.


Este tutorial vai ensinar-vos, de forma intuitiva e passo a passo, a instalar e configurar um servidor de e-mail utilizando as seguintes aplicações/serviços:

Processo de instalação e configuração

Nota: Antes de começar, é necessário salientar que será preciso terem acesso a uma conta com permissões de root, ou então utilizar no inicio de cada comando a aplicação SUDO.

1) Comece por instalar o Postfix.

sudo apt-get install postfix

2) Escolha a opção Site Internet.

3) Neste passo deve inserir o nome do domínio pelo qual pretende que este servidor responda na Internet.

4) Aceda à diretoria do ficheiro main.cf do Postfix, para posteriormente o editar.

cd /etc/postfix
sudo nano main.cf

Nota: Para este exemplo consideramos o endereçamento 192.168.1.0/24 que se encontra definido no router. Caso tenha acesso ao router poderá consultar essa informação. Outra forma é executando o comando ifconfig na máquina e avaliar qual o endereço IP e máscara que foram atribuídos para assim calcular o endereço de rede.

5) Feitas estas modificações no ficheiro, reinicie o Postfix.

sudo service postfix restart

6) Verifique o estado das ligações de rede ao servidor.

netstat -tnl

7) Instale agora o Dovecot.

sudo apt-get install dovecot-imapd dovecot-pop3d

8) Aceda à diretoria do ficheiro dovecot.conf para posteriormente o editar, alterando as configurações para que fiquem conforme apresentado na imagem abaixo.

cd /etc/dovecot
sudo nano dovecot.conf

9) Aceda agora à pasta conf.d e edite três ficheiros, alterando as configurações para que fiquem conforme apresentado nas imagens abaixo.

cd conf.d
sudo nano 10-auth.conf

sudo nano 10-mail.conf

sudo nano 10-master.conf

10) Feitas estas modificações nos três ficheiros, reinicie o Dovecot.

sudo service dovecot restart

11) Verifique o estado das ligações de rede ao servidor.

netstat -tnl

Terminados estes passos, temos o nosso servidor pronto e em funcionamento. No próximo artigo iremos configurar o cliente Thunderbird e testar o envio e receção de e-mails.

 

Leia também:

Exit mobile version