Depois da nossa rubrica de 10 tutoriais sobre o Linux Manjaro e de um conjunto de artigos com o tema “Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa“, o nosso próximo desafio é apresentar o Linux Deepin.
Esta distribuição, que reúne características do Windows e do macOS, tem vindo a evoluir significativamente e é hoje um sistema estável para uma escolha acertada. Vamos conhecer melhor esta distribuição.
No último tutorial sobre o Linux Deepin apresentamos aqui algumas ferramentas nativas do sistema. O sistema traz nativamente outras ferramentas que iremos apresentar num próximo tutorial. Hoje o nosso destaque vai para a suite de produtividade que já vem instalada no Linux Deepin, a WPS.
Como ferramentas de produtividade, o Linux Deepin vem com o WPS Writer, WPS Spreadsheets e o WPS Presentation. Estas ferramentas são equivalentes e muito semelhantes (pelo menos ao nível da interface) ao Microsoft Word, Excel e PowerPoint da Microsoft.
WPS Writer
Quem abre o WPS Writer até fica confundido se não está a usar o Word da Microsoft. Como se pode ver pela imagem seguinte, toda a interface é bastante semelhante ao produto da Microsoft e esta versão até inclui separadores, que dão bastante jeito.
Os utilizadores podem guardar os documentos localmente ou então no serviço da cloud desta suite. O Writer suporta DOC, DOCX, TXT, HTM, DOT, DOTX e é totalmente compatível com o Microsoft Word.
WPS Spreadsheets
O Excel é provavelmente das melhores ferramentas da Microsoft. No entanto o WPS Spreadsheets não fica atrás. Pelo que exploramos, o WPS Spreadsheets é bastante completo, disponibilizando aparentemente todas as funcionalidades que necessitámos.
De referir que o WPS Spreadsheets é totalmente compatível com o Microsoft Excel. O WPS Spreadsheets suporte funções e fórmulas, formatação de tabelas, criação de gráficos, suporte para 1 milhão de linhas, possibilidade de ver vários documentos, tabelas dinâmicas, etc.
WPS Presentation
Por fim o WPS Presentation para que possa criar facilmente as suas apresentações. Como se pode ver pela imagem que se segue, o WPS Presentation é quase “cópia chapada” do PowerPoint da Microsoft. Esta ferramenta tem suporte para criação de animações, verificação de erros, várias ferramentas de formatação, etc.
Confesso que nunca tinha usado o WPS e fiquei extremamente admirado com a interface e todo o potencial desta suite. Fica desde já prometido um artigo mais específico sobre esta suite de produtividade.
O Deepin é uma distribuição Linux, agora baseada no Debian Unstable, que vem com um ambiente gráfico bastante elegante, eficiente e simplificado que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS.