Pplware

Google Drive para Linux pode estar muito perto de ser lançado

A mudança que a Google fez na sua suite de produtividade mostrou que este serviço tinha muito para evoluir e que este serviço ainda podia crescer noutras dimensões.

Depois de o passarem a um serviço de alojamento de ficheiros, mas mantendo as capacidades de edição, a Google dedicou-se a criar os clientes de sincronização para os sistemas operativos, mas mantendo sempre a versão Linux fora das suas escolhas imediatas.

Mas esta realidade pode mudar muito em breve. As imagens do que será o cliente Linux do Google Drive estão já acessíveis e num local bem à vista de todos.

O cliente que a Google desenvolveu para o Drive permite que os utilizadores sincronizem os conteúdos dos seus computadores e dispositivos móveis para este serviço.

Esta sincronização funciona de forma bidireccional com os ficheiros criados dentro do Drive, através das aplicações da Google, possam também ser acedidos em qualquer lugar e por qualquer aplicação que as possa editar.

A Google sempre teve alguma relutância em criar a versão Linux deste cliente, sem que nenhuma razão tivesse sido apresentada. A verdade é que depois da versão para Windows, Mac e para os diferentes sistemas operativos móveis não voltaram a existir novidades.

As alterações que vão surgindo limitam-se a criar novas funcionalidades nas versões existentes, sem que a versão Linux surja sequer nos planos definidos.

Mas foram agora encontradas imagens do que pode ser a versão Linux do cliente do Google Drive. Estas estão dentro da versão para OSX, numa pasta específica, onde podem ser vistas por todos.

Estas imagens surgiram primeiro na versão 1.18.7821.2489 do cliente do Google Drive para OSX, lançado no final do mês de Outubro do ano passado, e mostram como esta versão será.

Do que é dado a ver o mecanismo será em tudo idêntico ao que existe para os restantes sistemas operativos, com um ícone a estar presente e a permitir controlar as acções e sincronização.

Do lado do sistema operativo vai existir uma pasta de e para onde os ficheiros vão ser sincronizados, permitindo um acesso por ai e onde devem ser colocados os novos ficheiros.

É claro que a presença destas imagens não garante que a Google vá lançar qualquer versão do Drive para Linux, mas é dá uma ideia de que poderá estar a preparar o seu lançamento.

Para já que não existe qualquer data ou outro tipo de confirmação, mas fica mostrado que existem trabalhos no sentido de preparar este cliente e que um dia ele será apresentado, ficando os utilizadores Linux munidos com mais uma ferramenta para poder usar os serviços da Google de uma forma ainda mais abrangente.

Exit mobile version