A consola de Linux é apenas um último recurso nos dias actuais, para resolver graves problemas numa distribuição de Linux. Há no entanto, sempre quem se queira aventurar pelo mundo vasto da linha de comandos e aprender algo mais sobre o funcionamento interno deste sistema operativo.
Fish Shell, é uma linha de comandos (Shell) amiga do utilizador. Ora mas não estaremos perante uma antítese?
Como é que uma linha de comandos, uma caixa obscura com uma panóplia de opções, pode ser amigável para um novo utilizador?
Pode ser difícil lidar com a consola para um utilizador que apenas se está a iniciar, mas de facto o fish pode facilitar em muito a tarefa de aprendizagem, com várias ajudas ao seu utilizador.
Vejamos alguns exemplos destas características:
SINTAX HIGHLIGHTING
O Fish shell traz por omissão suporte aos comandos mais comuns de Linux. Você poderá digitar um comando e assim que obter uma ocorrência de existência desse comando, este irá ficar com cor verde.
TAB COMPLETING
Outra das grandes funcionalidades é a possibilidade de ao escrever um comando, carregar em tab e quase instantaneamente lhe serão mostradas as alternativas que podem terminar o seu comando.
SUGESTÃO DE CORRECÇÃO
Apesar das anteriores funcionalidades, nada impede, por exemplo, que possa conjugar comandos aparentemente válidos ao nível da sintaxe e lhe surja um erro da má formação dos seus parâmetros. Nestes ou noutros erros o Fish irá avaliar o comando introduzido-o e propondo-lhe uma alternativa.
É uma grande ajuda, para quando não se lembrar de um comando, mas tem uma ideia de como se invoca.
Claro que estas são apenas algumas das funcionalidades do Shell Fish. Caso pretenda explorar mais potencialidades do funcionamento desta shell inteligente, digite o comando help a qualquer altura e o seu browser irá ser aberto com o manual desta pequena aplicação.
Como instalar e arrancar com a aplicação?
Bem, já que este artigo, é apenas para utilizadores mais avançados, vou quebrar a minha regra de dar sempre instruções de instalações utilizando o gestor de pacotes synaptic. E já que está a aprender, nada como começar com os seguintes comandos para instalação de pacotes.
Instalação na consola do Ubuntu:
sudo apt-get install fish
Para utilizadores de Fedora, o comando já será:
yum install fish
Depois é só chamar esta shell, dentro da shell de linux do Ubuntu, escrevendo simplesmente fish.
Já não terá com certeza, desculpas para iniciar aquela aventura que já há algum tempo prometeu a si mesmo, de explorar todas as capacidades de shell em Linux. Já que vai começar aconselho-lhe estes artigos, disponíveis no peopleware que lhe poderão ajudar:
- Correspondência de comandos DOS em Linux
- apt-get – a ferramenta mágica
- 10 dicas Linux Ubuntu
- Dicas Linux & Scripts em Bash
- Atalhos na BASH
Não tenha receio, aprender comandos em bash de Linux é como em certas coisas na vida, só custa a primeira vez ;). E com o Fish Shell, mais fácil será.