Se é utilizador do Windows e sempre teve a curiosidade de experimentar um Linux então este é o momento…até porque em breve vai ter de pagar pelo Windows 10. Para tal o Pplware vai disponibilizar um conjunto de guias que o ajudarão a descobrir o melhor do Linux e deste vez usando só a parte gráfica.
Para a elaboração destes guias vamos usar o recente Linux Mint 18 “Sarah”.
Se lhe pedirem para pagar a actualização do Windows e o dinheiro não chegar… então porque não considera dar um passo para algo bom? Não está em causa a qualidade do Windows, sabemos o que vale, mas porque não usar um sistema operativo que além de gratuito tem algumas ferramentas superiores e uma forma de usar mais descomplexada em várias situações?
Para isso hoje deixamos a sugestão para instalar uma distribuição Linux que além de ser mais leve para a sua máquina não o irá deixar apeado em nada. Vamos à dica de hoje!
Tal como no Windows, quando o sistema arranca há um conjunto de aplicações que são também executadas. No Windows conseguimos vir isso através do gestor de tarefas, no separador arranque/Startup.
O Linux Mint tem ferramentas para esse efeito e podem ser encontradas dentro do menu Preferências.
Para gerir as apps que arrancam com o sistema, está disponível a funcionalidade “Aplicações de Arranque”. Aí dentro podemos ver as apps/funcionalidades/comandos que vão ser executadas no arranque e até podemos definir o atraso, relativo ao boot do sistema.
É possível adicionar, editar e remover apps/funcionalidades facilmente do arranque do sistema.
Como referido, é também possível adicionar comandos.
Fácil não é, e até com mais opções que a funcionalidade disponível no Windows. Num próximo tutorial iremos abordar outras funcionalidades interessantes por isso estejam atentos. Se tiverem sugestões, deixem na zona dos comentários.