Se é utilizador do Windows e sempre teve a curiosidade de experimentar Linux, então este é o momento… até porque, em breve, vai ter de pagar pelo Windows 10. Para tal, o Pplware vai disponibilizar um conjunto de guias que o ajudarão a descobrir o melhor do Linux e, desta vez, usando apenas a parte gráfica.
Para a elaboração destes guias vamos usar o recente Linux Mint 18 “Sarah”.
A grande maioria dos sistemas operativos multi-utilizador permitem criar utilizadores. No caso do Linux esse processo é frequentemente realizado através da Linha de Comandos mas, tal como o Windows 10, o Mint também tem uma ferramenta gráfica para o efeito. Para tal basta ir ao Menu iniciar > Administração > Utilizadores e Grupos.
Como criar um utilizador?
Para criar um utilizador é tão simples como carregar em Adicionar e depois indicar o Nome do novo utilizador e um nickname.
Por fim é só definir uma password. Uma funcionalidade interessante é o facto de permitir gerar passwords aleatórias. Há também a possibilidade de criar um utilizador sem password.
Seleccionando o utilizador e acedendo a Definições Avançadas, podemos também definir de imediato alguns privilégios do Utilizador, como podem ver pela imagem seguinte.
Além dos utilizadores, é também possível criar e gerir grupos de utilizadores. Se o seu PC é utilizado por mais do que uma pessoa (ex. irmão(ã), mãe, pai, …), nada melhor que criar um utilizador para cada um e, assim, cada um deles ter a sua área de trabalho e ficheiros pessoais separados.
Num próximo tutorial iremos abordar outras funcionalidades interessantes, por isso fiquem atentos. Se tiverem sugestões, deixem na zona dos comentários. Como já referimos, estes são artigos para iniciantes.