Pplware

Farto do Windows? O Linux Mint 18 tem tudo o que precisa (6)

Se é utilizador do Windows e sempre teve a curiosidade de experimentar Linux, então este é o momento… até porque, em breve, vai ter de pagar pelo Windows 10. Para tal, o Pplware vai disponibilizar um conjunto de guias que o ajudarão a descobrir o melhor do Linux e, desta vez, usando apenas a parte gráfica.

Para a elaboração destes guias vamos usar o recente Linux Mint 18 “Sarah”.

Um dos atalhos mais usados no Windows é, provavelmente, o CTRL + ALT + DEL para aceder ao Gestor de Tarefas e assim “matar” alguns processos que insistem em não encerrar ou, simplesmente, fazem com que o sistema bloqueie por alguns períodos.

No Linux, o comando Kill é um verdadeiro “el matador” de processos mas há também uma ferramenta gráfica no sistema para tal, o Monitor do Sistema.

Com um aspecto semelhante à ferramenta do Windows, através do Monitor do Sistema, no separador Processos, podemos facilmente finalizar processos. É ainda possível alterar a prioridade, ver mapas de memória e saber quais os ficheiros abertos associados.

Mas, dentro do Monitor do Sistema, é também possível ver o histórico/uso do CPU, da memória RAM e da placa de rede.

No separador Sistema podemos saber informações sobre o sistema operativo e também sobre o hardware da máquina.

Num próximo tutorial iremos abordar outras funcionalidades interessantes, por isso fiquem atentos. Se tiverem sugestões, deixem na zona dos comentários. Como já referimos, estes são artigos para iniciantes.

Exit mobile version