Canonical referia que instalassem o Ubuntu para “evitar a dor do Windows 8″…mas afinal…
No passado dia 18 de Outubro, a Canonical lançou a versão final do Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal. Esta versão traz um conjunto e novidades muitos interessante, com principal foco na interação entre o sistema e as WebApps. Depois de proceder à sua instalação (ver aqui), confirmei aquilo que muitos utilizadores se queixam e que tínhamos alertado aqui….o Ubuntu continua cada vez mais pesado e com uma performance questionável !!!!!…e muito se deve à Interface Unity. Como resolver este “problema”? Aprenda a instalar um ambiente de trabalho alternativo: KDE, Gnome ou XFCE…é só escolher.
Uma das características que sempre me fascinou no mundo Linux é a possibilidade que o utilizador tem em personalizar o seu sistema. Se não gosta por exemplo do ambiente gráfico então troca por outro que se adapte as suas necessidades ou que tenha melhor performance.
A presença da interface Unity no projecto Ubuntu já foi várias vezes abordada aqui no Pplware, em especial neste artigo (Ubuntu – Unity e a grande controvérsia). Mas como no mundo open source os utilizadores não estão agarrados apenas ao que vem com o sistema, hoje ensinamos como instalar o KDE, Gnome ou XFCE.
KDE no Ubuntu
O KDE é o principal rival do Gnome. Oferece uma interface bonita e atraente e em muitas situações muito mais funcional que o Gnome. Para quem gosta do Ubuntu mas não gosta muito do Unity ou Gnome…então o KDE é sem duvida uma óptima alternativa. Para instalar o KDE [aprox 1,2 GB] basta usar o comando:
sudo apt-get install kde-full
GNOME no Ubuntu
O GNome é provavelmente o ambiente de trabalho mais popular no segmento Linux e, para que já não se lembra, era este o ambiente de trabalho usando no Ubuntu até a versão 11.04. O projecto Gnome, através da variante Gnome Shell, oferece uma interface semelhante ao Unity mas (provavelmente) mais leve.
Para instalar o Gnome no Ubuntu [aprox. 531 MB] basta usar o comando:
sudo apt-get install gnome
XFCE no Ubuntu
No segmento dos ambientes gráficos os mais conhecidos são sem duvida o Gnome e KDE. No entanto, devido à sua leveza, simplicidade e funcionalidades, o XFCE tem ganho nos últimos tempos muitos adeptos e este é actualmente um dos ambientes de trabalho favoritos dos utilizadores.
Para instalar o XFCE basta executar o comando:
sudo apt-get install xubuntu-desktop
Para quem pretender instalar o stock Xfce basta executar o comando (aprox. 57 MB):
sudo apt-get install xfce4
Como referido, a grande vantagem do mundo open source é que os utilizadores não estão “agarrados” apenas à plataforma que lhe é distribuída num só todo. Há alternativas (boas alternativas) e desta forma cada utilizador usa o que mais lhe agradar.
Qual o vosso ambiente gráfico preferido?