O Netflix é uma popular plataforma online de streaming de filmes, series, etc. Esta plataforma sempre teve um cliente para os sistemas da Microsoft e Apple mas não existia qualquer cliente para Linux.
Agora é Oficial! O Netflix chegou ao Linux e já não é preciso mais “truques” para ter esta solução a funcionar.
Chegou finalmente e oficialmente o Netflix ao Linux. O anúncio foi feito na própria página do projecto Ubuntu onde é referido que o utilizador apenas necessita de ter no sistema o Google Chrome 37 (não é necessário ter sequer o Wine instalado), uma vez que esta versão já traz suporte para HTML5.
Esta versão do browser da Google está disponível nos repositórios do 12.04 LTS, 14.04 LTS e em versões mais recentes.
De referir que esta noticia não é propriamente uma novidades pois, já em Setembro, a Netflix tinha revelado que brevemente o serviço ia ganhar suporte para Linux.
Mas porque o Netflix não tinha suporte para Linux?
A razão pela qual o Netflix não tinha suporte oficial no Linux devia-se a factos relacionados com a gestão de direitos digitais (popularmente conhecido com Digital Rights Management ou simplesmente DRM).
O Netflix faz uso de uma tecnologia (conjunto de extensões) denominada de Encrypted Media Extensions que possibilitam a transmissão de conteúdo protegido por direitos de autor. Com a última versão do Google Chrome 37, passou a haver suporte para tal requisito, permitindo assim validar se o utilizador possui uma subscrição válida para aceder a determinados conteúdos “protegidos”.