Pplware

Dica: Partilhe ficheiros no Linux com um único comando

Acha difícil partilhar ficheiros entre um sistema Linux e, por exemplo, um Windows? É verdade que o Samba pode não ser a melhor opção para utilizadores menos experientes e nesse sentimos hoje trazemos uma alternativa.

Aprenda como pode partilhar ficheiros e diretórios com um único comando no seu GNU/Linux.


Já pensou partilhar facilmente um diretório ou um ficheiro no GNU/Linux com apenas um comando? Não é difícil e usando o Python, recorrendo ao módulo SimpleHTTPServer, podemos facilmente criar um servidor Web usando o comando python -m SimpleHTTPServer 8080.

A solução que trazemos hoje chama-se serve, é semelhante ao que conseguimos fazer em pythonmas faz uso da tecnologia nodeJS.

 

Como usar o serve?

Para começar devemos ter instalado a última versão do nodejs. Para tal, se estiverem num sistema Linux com base Debian, basta que usem os seguintes comandos:

curl -sL https://deb.nodesource.com/setup_8.x | sudo -E bash -
sudo apt-get install -y nodejs

Para instalarem o serve, basta que usem o seguinte comando:

npm install -g serve

Depois de instalado, podem começar de imediato a partilhar ficheiros e diretórios. Para tal basta que escrevam o comando e indiquem o que querem partilhar (Neste caso vamos partilhar a pasta Pplware)

serve Pplware/

Mas a ferramenta serve tem várias opções que podem usar.Por exemplo, se pretenderem mudar o porto de comunicação basta que usem o comando da seguinte forma:

serve -p 1234 Pplware/

Se quiserem, por exemplo, usar ssl basta que usem o comando:

serve --ssl Pplware/

Se pretenderem ter autenticação devem ciar as variáveis de ambiente: SERVE_USER e SERVE_PASSWORD e depois executar o comando:

serve --auth

A ferramenta serve permite outras configurações. Para as descobrirem podem usar o comando serve help. Esperamos que tenham gostado desta dica e para quem se quiser aventurar no nodejs aqui fica um pequeno tutorial: Crie uma app em 5 min no Windows usando o Node.js. Até um próximo tutorial.

Exit mobile version