Já alguma vez ouviu falar em inodes? Sabia que o sistema operativo tem uma tabela de inodes, com o mapeamento de todos os ficheiros e os setores associados. Hoje vamos mostrar como, num sistema baseado em Unix podem ver o número de inodes na partição root ou em outra.
De referir que tais comandos funcionam também no macOS.
Na prática, um inode contém informação sobre a localização física de um ficheiro ou diretório. Além disso, tem também informação sobre o tamanho do ficheiro, o dono e grupo, permissões, timestamps, o número de hardlinks, etc no sistema de ficheiros do Linux/Unix.
Porque é importante estar de olhos nos inodes no Linux?
Uma das formas possíveis pelas quais um sistema de ficheiros pode ficar sem espaço é quando todos os inodes são usados. Tal pode acontecer mesmo quando há espaço livre suficiente no disco; o consumo de todos os inodes no sistema de ficheiros pode bloquear a criação de novos ficheiros. Além disso, a não existência de inodes pode também levar a paragens do sistema. Mas calma…isto é raro acontecer!
De forma a obter o número de inodes de ficheiros num diretório podem usar o comando ls com o argumento -i (que apresenta o index node de cada ficheiro).
Para saber o inode de cada elemento presente na partição root podem usar o comando:
$ ls -lai /
Para saberem o número total de inodes na partição root usem o comando:
sudo du --inode /
Por fim, se pretendem saber o número total de inodes da partição root usem o comando df.
sudo df -ih/
E basicamente é isto que precisa de saber! Não é que o utilizador tenha de saber “a fundo” a informação dos inodes. No entanto, tendo uma máquina nas mãos é preciso ter o maior domínio sobre a mesma.