Pplware

Dica: Como instalar e configurar o memcached no Ubuntu

Certamente que já ouviu falar no termo “cache”…e em memcached? Para que não sabe, o memcached é um sistema distribuído open source que visa armazenar informações frequentemente usadas.

Desta forma evita-se o carregamento e processamento consecutivo de informação proveninentes de fontes “lentas”, como é o caso de discos rígidos, bases de dados, etc. Aprendam a instalar e a configurar no Ubuntu 20.04 LTS.


O Memcached é uma interessante ferramenta para melhorar a performance de apps PHP-based web tais como WordPress, Joomla, Drupal, entre outras. Aprenda a instalar e configurar o memcached no Ubuntu.

Como instalar o memcached no Ubuntu?

Instalar o memcached na última versão do Ubuntu é relativamente simples. Para começar devem proceder à atualização do sistema usando o comando sudo apt update.

Em seguida, para instalar o memcached no Ubuntu basta que executem o seguinte comando:

sudo apt install memcached libmemcached-tools

Depois de instalado verifiquem que o mesmo está já em execução. Para isso usem o comando:

sudo systemctl status memcached

Como configurar o memcached?

Tal como outros serviços, o memcached também tem um ficheiro de configuração. Neste caso trata-se do ficheiro  /etc/memcached.conf.

Editando este ficheiro, podem mudar o porto lógico que está associado assim como o endereço IP. Por exemplo, se tiverem um cliente remoto com o endereço 10.10.10.10, devem mudar o endereço.

Depois de realizadas as configurações, devem reiniciar o serviço usando o comando:

sudo systemctl restart memcached

Devem também permitir na firewall a comunicação para o seguinte porto lógico.

sudo ufw allow 11211/tcp

Reiniciem também a firewall usando o seguinte comando:

sudo ufw reload

Ativar o memcached para as aplicações

Dependendo das aplicações/plataformas que têm em execução, a ativação do memcached é ligeiramente diferente. Para plataformas baseadas no PHP (ex. Joomla ou WordPress) pode começar por instalar o módulo necessário…

sudo apt install php-memcached

E basta fazer isto! Como viram é muito simples instalar e configurar o memcached no Ubuntu. Se tiverem alguma dúvida ou questão deixem nos comentários.

Leia também…

Exit mobile version