Pplware

Dica: Associar o endereço público do router MEO ao Raspberry PI

Comprou um Raspberry PI, ligou-o à rede de sua casa, mas agora quer aceder-lhe do exterior e não sabe muito bem o que fazer? Nós ajudamos! Actualmente, existem várias formas que vão desde um simples redireccionamento do portos, instalação de serviços, como o TeamViewer, ou simplesmente associando o Raspberry PI ao endereço público do router MEO.

Hoje ensinamos como podem associar o endereço público do router MEO ao Raspberry PI em menos de 5 segundos.

Antes de passarmos à configuração propriamente dita, só lembrar a diferença entre um IP público e um IP privado.

IP público vs IP privado

Basicamente, as máquina, quando estão ligadas em rede, possuem um endereço IP configurado (seja ele IPv4, normalmente, ou IPv6), de forma a poderem ser alcançadas por outras máquinas.

Relativamente a endereços IP, existem os endereços públicos e os endereços privados. A maioria dos endereços IP são públicos, permitindo assim que as nossas redes (ou pelo menos o nosso router que faz fronteira entre a nossa rede e a Internet) estejam acessíveis publicamente através da Internet, a partir de qualquer lado.

Quanto a endereços privados, estes  não nos permitem acesso directo à Internet, no entanto, esse acesso é possível mas é necessário recorrer a mecanismos de NAT (Network Address Translation) que traduzem o nosso endereço privado num endereço público. Saber mais aqui.

Porquê atribuir um IP público a um dispositivo?

A resposta a esta questão depende daquilo que pretendemos. Basicamente, ao associar o endereço público do router Technicolor tg784n v3 a um dispositivo (ex. PC, smartphone, tablet), esse dispositivo passa a ficar alcançável  “directamente” a partir de qualquer lugar da Internet. São muitas as vantagens de tal configuração, mas também devemos ter em conta que a partir desse momento o dispositivo fica exposto para além da nossa rede privada. Tenha atenção às credenciais configuradas no mini PC.

Como associar o endereço público do router ao dispositivo?

Para acederem à página de administração do router devem, a partir de um PC ligado a rede MEO, abrir um browser e colocar o endereço IP: 192.168.1.254 (por norma).

Em seguida, devem ir ao menu Rede Doméstica—>Dispositivos e depois seleccionar o dispositivo ao qual querem associar o endereço público do router MEO. Depois, carreguem em Associar a DMZ a um dispositivo da rede local

Ao carregarem na opção referida, é apresentada uma nova interface que mostra o nosso dispositivo associado à DMZ.

 

Como testar?

Para testar se está tudo operacional, podemos, através da linha de comandos, saber qual o endereço público associado. Para isso, basta executar o comando curl icanhazip.com.

E está feito. Como viram o processo é muito simples e rápido de configurar. Não se esqueçam de mudar as credenciais que vêm por omissão no Raspberry PI. Podem ver aqui como fazer. Se em vez de usar o endereço IP público quiserem ter um nome, podem fazê-lo usando este guia.

Exit mobile version