As comparações do Windows 11 com o Ubuntu e outras distribuições Linux tem estado na ordem do dia. O sistema da Microsoft consegue ter um desempenho misto face a estas distribuições, mostrando assim que ainda tem algum caminho para percorrer.
Uma nova comparação veio mostrar o bom desempenho do Ubuntu 22.04, que com o Linux 5.19 ganhou terreno. Está muito mais próximo do Windows 11 e assim mais perto de dominar esta área que interessa a tantos utilizadores.
Ubuntu cada vez mais próximo do Windows 11
A Phoronix têm-se dedicado a comparar o desempenho dos sistemas Linux face ao Windows 11. Estes usam uma série de testes bem padronizados e avaliam assim o que cada sistema tem para oferecer. O mais recente colocou frente a frente o Ubuntu 22.04 LTS com o Windows 11.
Para ser uma avaliação justo, foi usado o mesmo hardware, o Lenovo ThinkPad X13 Gen 3, com uma configuração padrão bem conhecida:
- Ryzen 7 PRO 6850U com Radeon 680M
- 16 GB de LPDDR5-6400
- SSD Micron NVMe de 512 GB
- Ubuntu 22.04 LTS com kernel Linux 5.15
- Ubuntu 22.04 LTS com Linux 5.19
- Windows 11 Pro
Este novo teste faz agora uso do Linux 5.19 e segue outro realizado há pouco tempo. Este usou o Linux 5.18 num sistema com o Intel Alder Lake e mostrou que o Linux fechou a o espaço que tinha para o Windows.
Kernel Linux 5.19 melhora o desempenho
Em primeiro lugar, foram realizados testes de benchmark do browser e os resultados são uma mistura no caso do Google Chrome. Embora testes como o WebXPRT mostram ganhos de cerca de 50%, outros, como o Basemark, não mostram melhorias significativas, colocando o Windows 11 muito mais à frente.
No entanto, e no caso do Firefox, o Linux 5.19 mostrou um desempenho mais favorável no geral, tendo até superando o sistema Windows 11. Embora os benchmarks do browser tenham mostrado a maior melhoria no novo kernel 5.19, os testes restantes são um pouco confusos.
Por exemplo, no teste de renderização com base física (PBR) LuxCoreRender, o Linux 5.19 no Ubuntu 22.04 LTS não mostra nenhuma melhoria. Na verdade, o desempenho realmente cai um pouco e dependendo da cena usada, o Ubuntu e o Windows 11 trocam choques em alguns lados.
Curiosamente, no teste de codificação de imagem JPEG, o sistema de teste Ubuntu parece estar à frente do sistema Windows 11 quando a velocidade de codificação é menor. No entanto, o Windows 11 acelera à medida que a velocidade de codificação é aumentada.
Enquanto isso, no teste de compactação usando o algoritmo de compactação de dados Zstandard, o Windows 11 está significativamente à frente do Linux. Já nos testes de jogos, o desempenho do Windows no OpenGL é terrível na AMD. Istoo poderá mudar com o próximo driver WDDM 3.1 Radeon, que mostra ganhos de até 55%.
No teste Yamagi Quake II abaixo, a API OpenGL parece estar indo muito bem no caso do Windows 11. No entanto, o desempenho do Vulkan não chega nem perto. Pode encontrar todos os resultados destes testes com um maior detalhe no site da Phoronix.