Em 2011 apresentamos aqui o fantástico serviço IFTTT ( ‘If This Then That’). Este é um serviço simples que oferece ao utilizador uma interface convidativa, mas muito objectiva e directa com APIs que ligam os vários serviços e produtos existentes no mundo da Internet, passando claro pelas redes sociais….ou seja, com o serviço IFTTT podemos ter a Internet a trabalhar para nós.
Recentemente conheci o Cuttlefish, que permite automatizar tarefas mas dentro do sistema operativo Linux. Vamos conhecer as funcionalidades.
Cuttlefish é uma ferramenta excelente que nos permite realizar uma série de acções, com base em eventos que vão acontecendo no sistema. Alterar a configuração de um proxy, mudar a impressora pré-definida quando estamos ligados à rede wireless de casa, desbloquear / bloquear o PC quando ligamos um dispositivo USB, mudar o wallpaper a uma determinada hora, executar uma aplicação aquando de um evento, etc etc.
Eventos suportados:
- Iniciar/Parar aplicações
- Ligar/desligar Bluetooth
- Ligar/desligar interface wireless
- Ligar/desligar cabo de energia (útil para portáteis)
- Sistema bloqueado
Acções suportadas:
- Definir o volume do áudio
- Iniciar e parar aplicações (no modo avançado, podemos criar scritps, definir parâmetros, etc)
- activar/desactivar Bluetooth
- Definir a impressora por omissão
- Mudar o wallpaper
- Mudar configurações do proxy
- Alterar estado do Pidgin
- Power: hibernar, reinicar, desligar e suspender
- Activar/desactivar interface wireless
Como instalar o Cuttlefish?
Caso pretenda instalar o Cuttlefish no Ubuntu, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:noneed4anick/cuttlefish
sudo apt-get update
sudo apt-get install cuttlefish
O Cuttlefish é uma aplicação que pode ser usada para os mais diversos fins, de modo a automatizar um conjunto de tarefas. Esta é uma aplicação ainda muito recente, tendo sido desenvolvida no âmbito do evento Ubuntu App Showdown e espera-se que, a seu tempo, esta aplicação inclua ainda mais opções. Experimentem!