O Raspberry Pi veio mostrar ao mundo que um computador não precisa de ser grande e de ter recursos elevados para ser um caso de sucesso. Esta pequena máquina, mas com capacidades muito elevadas, destacou-se pela sua versatilidade e modularidade em áreas em que não era esperada.
O Raspberry Pi adapta-se a qualquer situação ou necessidade e com os recursos mínimos revela a sua natureza.
Todos os que trabalham ou usam estas pequenas máquinas no seu dia-a-dia sabem que podem usar alguns complementos para as gerirem e hoje trazemos uma aplicação para iOS, o Command Pi, que vos vai permitir gerir o vosso Raspberry Pi.
O Raspberry Pi necessita, por norma, de ter um teclado e um rato ligado, por forma a garantir que os utilizadores podem interagir com eles. Mas as ferramentas que lhe podemos adicionar, para facilitar a gestão, são sempre bem vindas.
É precisamente aqui que o Command Pi se encaixa e realiza as suas acções. Com esta aplicação para iOS vão poder gerir remotamente, ou pelo menos sem terem de interagir com o Raspberry Pi directamente, o seu desligar ou reiniciar o vosso Raspberry.
Foi desenhada para para iPhone, mas que pode ser usada em qualquer outro dispositivo que corra iOS, garantindo que facilmente gerem o Raspberry Pi. Depois de tratarem do processo de ligação entre o Command Pi e o Raspberry, em que precisam apenas de colocar o endereço IP, o username e a password que está definida, podem de imediato tratar da gestão.
Podem facilmente desligar o Raspberry Pi ou reiniciar o sistema operativo. Se tiverem no vosso Raspberry Pi o XBMC a correr podem também reiniciá-lo com o simples carregar num botão.
Mas o Command Pi consegue ainda ser usado como um monitorizador de recursos. Nele têm acesso na interface principal a vários parâmetros do próprio Raspberry Pi.
Conseguem saber com um simples olhar qual a percentagem de processador em uso, qual a memória livre, a temperatura da board e até a velocidade do processador.
Usem o Command Pi para gerir remotamente o vosso Raspberry Pi, desligando-o ou reiniciando-o, não apenas ao sistema operativo mas também ao XBMC.
O programador que criou o Command Pi está a melhorar esta aplicação, adicionando outros processos que podem ser reiniciados. Para já limita-se ao XBMC, mas no futuro teremos outras aplicações que vamos poder controlar.
Testámos o Command Pi com a distribuição PiPplware e o funcionamento foi perfeito e sem qualquer problema, respondendo de forma rápida às funções pedidas e na apresentação da informação sobre o sistema.
O Command Pi tem um custo, simbólico, mas que é depressa compensado. A sua utilidade, depois de usado algumas vezes, será facilmente compreendida e vão com certeza fazer passar por ali toda a gestão do vosso Raspberry Pi.