Em Novembro de 2011 apresentamos aqui o Linux Mint 14 “Nadia”. Passados 6 meses a equipa de desenvolvimento do projecto Mint, disponibilizou a versão 15, que referiu de ser a mais ambiciosa desde o inicio do projecto e que inclui os ambientes gráficos Cinnamon 1.8 e Mate 1.6 e também algumas atualizações de software e novas funcionalidades (saiba tudo aqui).
Para quem pretender instalar de raiz o Mint 15 (Olivia), o Pplware disponibiliza aqui um tutorial para esse efeito. Para os utilizadores que têm o Mint 14 (Nadia), hoje ensinamos como podem actualizar facilmente o sistema para a versão 15.
A actualização do Mint 14 (Nadia) para o Mint 15 (Olivia) é um processo relativamente simples e de certa forma seguro. No entanto aconselhemos sobre o utilizador a efectuar um backup da sua informação para uma unidade de armazenamento externa.
O processo que aqui apresentamos, consiste em actualizar o sistema recorrendo ao terminal, usando o comando apt-get. Para isso, o utilizador deverá ir ao ficheiro etc/apt/sources.list (convém que façam um backup antes do ficheiro) e proceder às seguintes alterações:
- onde está escrito “nadia” devem mudar para “olivia”
- ..e onde está escrito “quantal” devem mudar para “raring”
Um truque…
Para fazerem facilmente a alteração referida anteriormente, podem recorrer ao potente comando sed , eusar os seguintes dois comandos:
sudo sed -i 's/quantal/raring/' /etc/apt/sources.list
sudo sed -i 's/nadia/olivia/' /etc/apt/sources.list
Após as alterações, o ficheiro que contem a indicação para os repositórios, deverá ter a seguinte informação:
Para proceder à actualização propriamente dita, basta abrir novamente o terminal e inserir o seguinte comando:
sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade
Nota: O sistema de actualização questionará oo utilizador se pretende aplicar as novas configurações ou manter as actuais. De referir que caso o utilizador escolhe as novas configurações, as “antigas” ficam no mesmo directório, sendo acrescentado o sufixo –old ao ficheiro de configuração (ex. dpkg-old).
Para finalizar basta executar o comando
sudo apt-get upgrade
…e está feito. Para que as novas actualizações sejam aplicadas é importante que reinicie o sistema, recorrendo ao comando
sudo shutdown -r now
Como viram o processo é relativamente simples e, ao contrário de outros sistemas operativos, não é necessário proceder a uma instalação de raiz e/ou reformatar a partição do sistema. Boas actualizações.