Quando o assunto dos artigos é Linux, é facilmente perceptível que muitos dos nossos leitores usam e aconselham o Arch Linux . O Arch é uma distribuição desenvolvida com o objectivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de tomar o maior numero de decisões possíveis quanto à sua configuração. Por outro lado, os leitores que tentam pela primeira vez instalar o Arch queixam-se da complexidade do processo de instalação.
O Cinnarch é uma distribuição que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux uma vez que está disponível em versão LiveCD. Depois de termos apresentado aqui o Cinnarch 2012.11.22 vamos conhecer as novidades do Cinnarch 2013.04.05.
Tal como é referido no site do projecto, o Arch (umas das melhores distribuições Linux) é o pai do Cinnarch . A ideia era criar um sistema operativo moderno, elegante e potente que permitisse aos utilizadores entrar facilmente no mundo do Arch Linux.
Inicialmente o projecto tinha o nome de Arch Live, isto porque era possível correr o Arch em modo Live. Esta funcionalidade ainda está hoje presente no Cinnarch (Cin de cinnamon + Arch). A responsabilidade deste projecto é de Alex Filguiera (@faidoc no Twitter), um administrador de sistemas Linux, que lançou a primeira versão publica em Julho de 2012.
Ambiente gráfico – Cinnamon
Tal como o nome sugere, o Cinnarch tem como ambiente gráfico o Cinnamon . Este é sem duvida um dos projectos mais interessantes e prometedores do mundo OpenSource. O Cinnarch vem com o Cinnamon 1.7.3 é mais estável que os seus antecessores e traz um conjunto de novas e interessantes funcionalidades. Através do Cinamon Settings o utilizador tem ao dispor um conjunto de ferramentas para personalizar o ambiente gráfico ao seu gosto.
Web Browser – Chromium
Como browser nativo, o Cinnarch vem com o Chromimium. Este browser é a antecâmara do que o Chrome se tornará. É nele que a Google se baseia para criar o seu browser e aí são testadas novas funcionalidades antes de estas serem incorporadas no Chrome.
Hotot – Cliente para Twitter
O Hotot tem conquistado os utilizadores do twitter graças ao seu fantástico interface mas também pela rapidez de resposta das funcionalidades que disponibiliza. Segundo os responsáveis da aplicação, tal facto deve-se ao facto da aplicação ter sido desenvolvida em Python, linguagem essa que tem demonstrado as sua potencialidade.
Chat – Pidgin
Pidgin é um cliente gráfico de mensagens instantâneas que permite usar redes IM do tipo AIM, Jabber, MSN, Yahoo!, entre outras.
Office – Libreoffice
O LibreOffice é um fork do OpenOffice e foi criado por antigos developers face à possibilidade da Oracle (que comprou a Sun, detentora do OpenOffice) descontinuar o projecto. É uma suite de produtividade compatível com os formatos de documentos bem conhecidos e está disponível para uma série de plataformas.
Transmisson – Gestor de Downloads
O Transmission é um excelente cliente de download, com suporte para torrents.
Xnoise – Player
O Xnoise é um player de audi bastante completo, que oferece uma interface simples e limpa.
Totem – Vídeo
Totem é um programa pertencente ao projecto GNOME que está a ser largamente utilizado em muitas distribuições Linux.
O Cinnarch Linux, tal como o Arch, é uma rolling distro tendo sempre as ultimas actualizações disponíveis. Além disso, estra distribuição tem total compatibilidade com os repositório do Arch (AUR – Arch User Repository).
O Cinnarch 2013.04.05 (ultima versão do projecto) traz algumas novidades interessantes, das quais se destacam:
- Cnchi – Um novo instalador, que permite a instalação do sistem,a de uma forma simples e intuitiva
- Pacman 4.1
- Cinnamon 1.7.3
- MDM 1.1.4 substitui o Lightdm
- XFBurn substitui o Brasero
- GFXBoot utilizador para o boot do Cinnarch (liveCD)
Características do Cnchi
- Escrito em python (v3) e GTK (v3)
- Suporte para tabelas de partições: GPT e MBR
- Suporte para uma lista vasta de sistemas de ficheiros (btrfs,ext{2,3,4}, reiserfs, xfs…)
- Apenas suporta Grub2 (não há suporte para UEFI nesta primeira versão)
- Localização detectada automaticamente
Considerações finais
Ao contrário do Manjaro Linux e Arch Linux, o Cinnarch tem disponível a versão LiveCD, podendo o utilizador facilmente experimentar esta distribuição. No entanto, caso pretenda proceder a instalação da mesma, este processo é ainda realizado via CLI. Como primeiras impressões da distribuição destaco a elegância, performance e as “boas” aplicações que já vêm por omissão.
De referir que testei também via VirtualBox, e provavelmente ao eterno problema do 3D, a performance é miserável.