Apesar de ter perdido algum terreno para outras distribuições nos últimos anos, o Ubuntu continua a ser das distribuições favoritas dos utilizadores. Além disso, é inegável, que esta é das melhores e mais completas distribuições da atualidade.
Hoje, tal como estava previsto, a Canonical lançou o Ubuntu 19.10 ‘Eoan Ermine’.
Será desta que o Ubuntu se afirmará como uma alternativa popular ao gigante Windows 10? É verdade que o Ubuntu é uma distribuição com uma excelente interface, com um bom desempenho e com muitas ferramentas importantes.
No entanto, a popularidade desta distribuição tem estado em baixa e, segundo o distroWatch, já ocupa a quinta posição do ranking das mais populares.
Novidade do novo Ubuntu 19.10
A versão final do Ubuntu 19.10 chegou hoje e, como sempre, são várias as novidades. Desde 2006, a Canonical já lançou trinta e uma versões desta distribuição. O próximo Ubuntu chamar-se-à Ubuntu 20.04 LTS ‘Focal Fossa’ e chega em abril do próximo ano.
Como principais novidades, destaque para:
- Linux kernel 5.3
- Ambiente gráfico de trabalho GNOME 3.34
- Melhorias “drásticas” ao nível do desempenho
- PulseAudio 13.0
- Suporte para WPA3
- Suporte para DLNA sharing por omissão
- LibreOffice 6.3
- Suporte experimental para ZFS
- Python 3.7.5
- drivers USB aparecem na doca do Ubuntu
O Ubuntu está já disponível com vários ambientes gráficos e apenas para máquinas com arquiteturas de 64 bits. Para obter já a imagem do novo Ubuntu basta que descarregue do link seguinte.