Pplware

Chegou o novo Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal

…e o Ubuntu 13.04 terá o nome de Raring Ringtail

Tal como já tinha sido anunciado pela Canonical, o dia 18 de Outubro corresponde ao lançamento da versão final do Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal. Desde a disponibilização da primeira versão Alpha que aconteceu a 7 de Junho (ver aqui), o Pplware tem acompanhado de perto a evolução desta versão do Ubuntu. Certo é que o Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal está funcional, oferecendo um conjunto de funcionalidades interessantes mas…os utilizadores também se queixam que o Ubuntu tem vindo a perder performance e a necessitar de mais recursos de hardware.

Em Abril Mark Shutleworth anunciou no seu blog (aqui) o inicio (oficial) do desenvolvimento do Ubuntu 12.10 e que este teria o nome de Quantal Quetzal . Segundo Mark Shutleworth, a versão 12.10 iria servir para redesenhar a interface do Ubuntu e daí a escolha do nome Quantal Quetzal (como sempre, a escolha de um adjectivo e do nome de um animal).

Principais novidades (já conhecidas) do Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal

Ubuntu Server 12.10

A par da versão para desktop, foi também atualizada a versão servidor. A escolha de “Quantal” deve-se também ao facto de no Ubuntu 12.10 ser introduzida a tecnologia de virtualização de redes Quantum- virtual network stack for OpenStack. Além disso, a grande novidade do Ubuntu Server é a possibilidade dos administradores do sistema realizarem um back-ported das versões 12.04, usando o Ubuntu Cloud Archive, sem o risco de perderem informação ou de não terem os sistemas disponíveis. Foi também atualizado o Juju, plataforma para aprovisionar serviços baseados em em ambientes cloud.

Ainda não sabe porque se chama Quantal Quetzal?

Para quem não sabe, os Quetzals são pássaros com penas bastante coloridas que podem ser encontradas na América Central e no México. Trata-se de um animal muito bonito (daí Mark Shutleworth referir a alteração da interface e de dizer inclusive que …”chega de marrom”). O nome “quetzal” é derivado da palavra náuatlequetzalli, “pena de cauda grande e brilhante”.

Hoje é dia de fazer o download da ultima versão e testar as novidades desta versão para brevemente apresentarmos um artigo mais detalhado. Já agora, se quiserem contribuir (financeiramente) para o projecto Ubuntu , aqui fica uma das formas de ajudar.

Download

Homepage: Ubuntu

Exit mobile version