Pplware

Chegou o HAIKU R1 Beta 1: O SO que não é Windows, Linux nem MacOS

Hoje em dia não são muitos os sistemas operativos que o utilizador tem à disposição. Existem sim é diversas variantes dos sistemas operativos mais populares como é o caso das distribuições Linux.

Em 2012 apresentamos aqui, pela primeira vez, o HAIKU, um sistema que re-implementa as tecnologias do BeOS e foi que desenvolvido para ser rápido, simples de usar e muito potente. Vamos conhecer as novidades que chegam com o HAIKU R1 Beta 1.


O Haiku é um sistema operativo de código aberto, rápido, eficiente, simples de usar e de aprender, direcionado para os computadores pessoais e inspirado no BeOS (Be Operating System).

O projecto consiste numa única equipa que desenvolve tudo: kernel, drivers, serviços, ambiente gráfico, etc etc, garantindo assim uma estabilidade única. Este sistema operativo necessita apenas de 256MB MB de RAM e funciona em máquina antigas, como por exemplo um Intel Pentium II; AMD Athlon, necessitando apenas de 3GB de espaço em disco.

Como requisitos recomendados, a equipa sugere:

Principais características do HAIKU

Após 6 anos do lançamento da versão alpha 4, a equipa responsável pelo HAIKU lançou a primeira versão beta. Esta nova versão traz, como grande destaque, um gestor de pacotes que usa um tipo especial de pacotes. Segundo os responsáveis por esta distribuição, esses pacotes não não ficam, em nenhuma situação, corrompidos devido a um sistema de compactação que é aplicado.

Se gostam de experimentar sistemas distribuídos então testem este HAIKU R1 Beta 1. Pelo que testamos, o desempenho deste sistema é bastante interessante, apesar do sistema parecer um pouco “despido” de funcionalidades e software.

Via Haiku

Exit mobile version