O CERN, Organização Europeia para a Investigação Nuclear, do qual Portugal é membro anunciou recentemente que devido ao aumento das taxas da Microsoft que tem vindo a migrar para software Open Source.
Para tal este organismo tem já em marcha o projeto MAlt – “Microsoft Alternatives Project”.
Se há algo construído na última década que 99% das pessoas desconhece a sua finalidade e que custou mais de 7,5 mil milhões de euros… é o Grande Colisionador de Hadrões. O Large Hadron Collider do CERN é o maior acelerador de partículas e o de maior energia existente do mundo – saber mais aqui.
CERN segue no caminho do Open Source
O CERN anunciou recentemente planos para migrar de produtos da Microsoft para soluções de código aberto, sempre que possível. A culpa parece ser da própria Microsoft que aumentou significativamente o licenciamento de algum software.
De acordo com Emmanuel Ormancey, o custo de algum software aumentou cerca de 10x, o que se torna incomportável a longo prazo.
Microsoft Alternatives Project
Com início há cerca de um ano, o “Microsoft Alternatives Project” tem como objetivo arranjar alternativas gratuitas para software comercial, sempre que for possível. Além disso o software open source garante o “controlo” ao CERN.
Uma das primeiras alterações foi a alteração do serviço de e-mail e também a mudança do Skype for Business.