Pplware

Canonical revelou o TOP 10 das apps mais instaladas de 2018

Com o final do ano de 2018, os principais sistemas operativos e as principais marcas fazem, como é normal, um resumo do que foram os seus principais momentos, sejam eles bons ou maus.

Se nos habituámos a ver a lista das melhores apps para os sistemas operativos móveis, este ano a Canonical resolveu também mostrar o que foi o seu ano, do Ubuntu e do Linux, apresentando o Top 10 das apps mais instaladas de 2018.


A lista que a Canonical revelou foca-se nos Snaps mais instalados pela sua loja de apps. Reflete a escolha dos utilizadores do Ubuntu e outras distribuições que têm por base este sistema operativo.

O que são os Snaps

Os Snaps são pacotes de software que são auto-contidos e que o funcionam por toda uma lista alargada de distribuições Linux. Esta é uma abordagem diferente do pacote Linux tradicional, como o APT ou o RPM, que exigem pacotes especificamente adaptados para cada distribuição de Linux.

O Top 10 das apps mais instaladas de 2018

Para criar este Top 10, a Canonical olhou à sua Snap Store e avaliou a lista das apps presentes que mais vezes foram descarregadas, ao longo de 2018. Eis a lista apresentada pela Canonical:

  1. Spotify
  2. Slack
  3. VLC
  4. Nextcloud
  5. Android Studio
  6. Discord
  7. Plex Media Server
  8. Xonotic
  9. Notepad++
  10. Shotcut

Claro que esta lista acaba também por revelar as preferências dos utilizadores e as apps que, eventualmente, acabaram por ser as mais usadas. É uma lista homogénea e onde todos identificam a falta de algumas apps de peso.

Uma app Windows no meio do universo Linux?

Uma das mais curiosas situações apresentada nesta lista é a presença do Notepad++. Sendo esta uma app Windows, não seria esperado estar ali presente, numa lista que se esperava ser 100% Linux.

No entanto, e graças ao emulador Wine, esta acaba por ser a preferida de muitos para editar texto ou, até, para fazerem alguma programação.

|Fonte

Exit mobile version