Com o final do ano de 2018, os principais sistemas operativos e as principais marcas fazem, como é normal, um resumo do que foram os seus principais momentos, sejam eles bons ou maus.
Se nos habituámos a ver a lista das melhores apps para os sistemas operativos móveis, este ano a Canonical resolveu também mostrar o que foi o seu ano, do Ubuntu e do Linux, apresentando o Top 10 das apps mais instaladas de 2018.
A lista que a Canonical revelou foca-se nos Snaps mais instalados pela sua loja de apps. Reflete a escolha dos utilizadores do Ubuntu e outras distribuições que têm por base este sistema operativo.
O que são os Snaps
Os Snaps são pacotes de software que são auto-contidos e que o funcionam por toda uma lista alargada de distribuições Linux. Esta é uma abordagem diferente do pacote Linux tradicional, como o APT ou o RPM, que exigem pacotes especificamente adaptados para cada distribuição de Linux.
O Top 10 das apps mais instaladas de 2018
Para criar este Top 10, a Canonical olhou à sua Snap Store e avaliou a lista das apps presentes que mais vezes foram descarregadas, ao longo de 2018. Eis a lista apresentada pela Canonical:
Claro que esta lista acaba também por revelar as preferências dos utilizadores e as apps que, eventualmente, acabaram por ser as mais usadas. É uma lista homogénea e onde todos identificam a falta de algumas apps de peso.
Uma app Windows no meio do universo Linux?
Uma das mais curiosas situações apresentada nesta lista é a presença do Notepad++. Sendo esta uma app Windows, não seria esperado estar ali presente, numa lista que se esperava ser 100% Linux.
No entanto, e graças ao emulador Wine, esta acaba por ser a preferida de muitos para editar texto ou, até, para fazerem alguma programação.