Pplware

Aprenda a instalar o Ubuntu 14.04 LTS (Trusty Tahr)

Agora sim…parece que o Ubuntu voltou a ficar leve!

Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento das versões do Ubuntu com um pequeno tutorial com o processo de instalação. Dessa forma deixam de existir motivos para não experimentar e quem sabe até ficar fã.

Como muitos de vocês, (ainda ontem), assim que tive tempo, a primeira coisa a fazer foi instalar o tão aclamado sistema operativo. Aproveitei e tirei uns screens para verem como é fácil a instalação.

O Ubuntu 14.04 LTS (Trusty Tahr) traz algumas novidades, das quais se destacam:

Processo de instalação

Para a instalação do Ubuntu 14.04 Trusty Tahr recorri à tecnologia de virtualização, usando para isso o VirtualBox. Nesse sentido, criei um perfil da máquina (virtual) com as seguintes características:

Além disso activei também a opção: 3D Acceleration que se encontra nas opções da máquina virtual, no separador Display (Esta opção é importante para que o Unity tenho uma performance melhorada).

Processo de Instalação

Passo 1 – Depois de serem carregados alguns componentes, é apresentada a primeira janela de configuração. Neste momento, o utilizador decide qual o idioma que pretende e se:

Para este artigo vamos proceder à instalação completa do Ubuntu. Nota-se logo desde o primeiro passo que a interface do Ubuntu está mais “limada” e leve.

Passo 2 – Nesta fase são fornecidas algumas indicações a nível de requisitos para instalação do Ubuntu, e é dada a possibilidade ao utilizador de indicar se pretende instalar algum software adicional para suporte a alguns formatos populares (ex. MP3, flash, MPEG, etc).

Passo 3 – Particionamento do Disco. Para quem pretender definir partições, poderá ver aqui como fazer. Para este exemplo, definimos a opção Erase disk and install Ubuntu que irá proceder a formatação de todo o disco e instalação do Ubuntu.

Atenção: Ao escolher esta opção, toda a informação do disco será apagada. Caso pretenda usar uma determinada partição, deverá escolher a opção Something Else.

Passo 4 – Vamos agora definir o nosso fuso horário

Passo 5 – E agora indicamos qual o layout do nosso teclado

Passo 6 – Neste passo criamos o primeiro utilizador assim com a respectiva password. Definimos também qual o nome da máquina.

…início do processo de copia de ficheiros (no meu caso demorou cerca de 20 minutos)

Como actualizar?

Caso tenham uma versão anterior e pretendam actualizar para o  Ubuntu 14.04 LTS (Trusty Tahr), basta que executem o comando:

sudo update-manager –d

Considerações finais

Os poucos minutos que testamos o sistema eu para perceber que a Canonical finalmente empenhou-se na performance do sistema (o Unity foi “polido) que já vinha a ser criticada há alguns anos.Além disso há também a destacar o suporte durante 5 anos e também a inclusão de novas funcionalidades.

Já instalou o Ubuntu 14.04 LTS (Trusty Tahr)? Qual a sua opinião sobre esta nova versão?

Além do Ubuntu, estão também já disponíveis várias variantes. Aqui ficam todos os links

Ubuntu Desktop

Ubuntu Server

Ubuntu Gnome

Kubuntu

Xubuntu

Lubuntu

Edubuntu

Ubuntu Studio

UbuntuKylin

Exit mobile version