Pplware

Aprenda a instalar o Lubuntu, uma alternativa ao Windows XP

…dê uma nova vida ao seu computador antigo

São muitas as distribuições Linux disponíveis para substituir, em grande parte, as funcionalidades de um Windows XP. No entanto, há que admitir que o problema está no suporte das aplicações/serviços concebidos para o Windows XP e não propriamente do SO.

Depois de termos apresentado aqui 4 razões para mudar para o Lubuntu, hoje vamos ver como é fácil instalar o fantástico e leve Lubuntu.

O que é o Lubuntu?

Para quem procura uma distribuição leve, com alta performance então o Lubuntu cumpre esse requisitos.

O Lubuntu tem como ambiente gráfico de trabalho o leve LXDE – Lightweight X11 Desktop Environment . Este ambiente gráfico é recomendado para máquinas com hardware um pouco mais limitado ou antigo (ex. pouca RAM, processador fraco e até pouco espaço em disco) e que cumpre, em termos funcionais,  os objectivos  que têm outros ambiente gráficos mais populares como é o caso do KDE e Gnome.

Requisitos

Para quem pretender ter uma máquina com um bom tempo de resposta, é aconselhável que possua uma máquina com 2GB de RAM e um processador de 2 Ghz. No entanto os requisitos mínimos são os seguintes:

Preparação da instalação

O Lubuntu pode ser gravado num CD para poder ser instalado. No entanto, usando o Lili USB Creator podem também proceder à instalação do sistema via Pen USB. Caso o seu computador não suporte o arranque via pen USB, pode sempre usar o PLoP Boot Manager.

Download do Lubuntu

O Lubuntu está disponível para PC e Mac, nas arquitecturas de 32 e 64 bits. Vejam aqui qual a versão que pretendem descarregar.

Instalação do Lubuntu

A instalação do Lubuntu é muito simples. Para isso devem apenas seguir os seguintes passos.

Passo 1 – Escolham o idioma e depois basta carregar em ENTER

Passo 2) Em seguida devemos escolher a opção Instalar o Lubuntu

Passo 3) Inicio do processo de instalação…Escolha do idioma para instalação do sistema (parece um passo redundante, mas a primeira opção permite-vos ter o menu no idioma escolhido)

Passo 4) Nesta fase são fornecidas algumas indicações a nível de requisitos para instalação do Linux Lubuntu e é dada a possibilidade ao utilizador de indicar se pretende instalar algum software adicional para suporte a alguns formatos populares (ex. MP3, flash, MPEG, etc).

Passo 4) Particionamento do Disco. Para quem pretender definir partições, poderá ver aqui como fazer. Para este exemplo, definimos a opção Apagar disco e instalar Lubuntu que irá proceder a formatação de todo o disco e instalação do Lubuntu.

Atenção: Ao escolher esta opção, toda a informação do disco será apagada. Caso pretenda usar uma determinada partição, deverá escolher a opção Mais uma coisa.

Passo 5) Indiquem o vosso fuso horário

Passo 6) Devem agora escolher a disposição do vosso teclado

Passo 7) Vamos agora proceder à criação de um utilizador e definição do nome da máquina. Para isso devem indicar o nome completo do utilizador, nome de utilizador (username), password e nome da máquina.

Passo 8) Início do processo de instalação..A instalação demorou cerca de 20 minutos.

…quando terminar a instalação, basta que reiniciem o sistema.

E está feito. Como vêm o Lubuntu tem um ambiente de trabalho muito simples, e até pode ser muito semelhante ao do Windows XP – ver aqui.

Esta distribuição é suportada por um conjunto de entusiastas do mundo Linux, que têm como objectivo disponibilizar um sistema operativo baseado no Ubuntu que seja rápido e eficiente em termos energéticos, necessitando de poucos recursos a nível de hardware. Curiosamente o Lubuntu 14.04 deverá estar disponível em Abril e com suporte até 2017.

Download: Escolham aqui a vossa versão Homepage: Lubuntu | Conhecer melhor o Lubuntu – ver aqui

Exit mobile version