Pplware

Adeus Windows ou macOS! O elementary OS tem o que precisa (7)

Considera que está na hora de deixar o Windows ou o macOS e partir à descoberta de uma distribuição Linux? As possibilidades são muitas, mas a nossa sugestão vai para o elementary OS. Esta distribuição é “simplesmente” bonita e muito funcional, além de que tem como base o Ubuntu.

Afinal o que tem uma distribuição Linux destas “lá dentro”?


Como ligar o elementary OS à rede?

Tal como outros sistemas operativos, o elementary OS também possui uma ferramenta para proceder às configurações de rede. No caso de existir um servidor de DHCP, o sistema ira obter automaticamente a configuração.

No entanto, caso pretendam configurar de forma estática os parâmetros de rede devem clicar no ícone de rede e depois escolher Definições de Rede.

Dentro da interface de configuração podem ver de imediato os endereços IPv4 e IPv6 atribuídos. É ainda possível ver a taxa de Download e Upload. Para configurarem um endereço IP estático devem carregar em Definições Avançadas

Em seguida selecionem o separador Definições IPv4 ou Definições IPv6 (se pretenderem configurar um endereço IPv4 ou IPv6, respetivamente) e no Método escolham Manual.

Na zona de Endereços indiquem o Endereço, Máscara de rede e Gateway. Não se esqueçam também de indicar os Servidores de DNS para traduzir os nomes em endereços IP.

E está feito! Como viram este tipo de configuração é muito simples. Dentro do Painel de Configuração estão ainda disponíveis outras opções ao nível da rede, como por exemplo autenticação 802.1x, Data Center Bridging (DCB), Wake on Lan, Ligação a VPN, etc.

Num próximo tutorial iremos abordar outras funcionalidades interessantes, por isso fiquem atentos. Se tiverem sugestões, deixem na zona dos comentários. Como já referimos, estes são artigos para iniciantes.

Exit mobile version