Considera que está na hora de deixar o Windows ou o macOS e partir à descoberta de uma distribuição Linux? As possibilidades são muitas, mas a nossa sugestão vai para o elementary OS. Esta distribuição é “simplesmente” bonita e muito funcional, além de que tem como base o Ubuntu.
Afinal o que tem uma distribuição Linux destas “lá dentro”?
Como ligar o elementary OS à rede?
Tal como outros sistemas operativos, o elementary OS também possui uma ferramenta para proceder às configurações de rede. No caso de existir um servidor de DHCP, o sistema ira obter automaticamente a configuração.
No entanto, caso pretendam configurar de forma estática os parâmetros de rede devem clicar no ícone de rede e depois escolher Definições de Rede.
Dentro da interface de configuração podem ver de imediato os endereços IPv4 e IPv6 atribuídos. É ainda possível ver a taxa de Download e Upload. Para configurarem um endereço IP estático devem carregar em Definições Avançadas
Em seguida selecionem o separador Definições IPv4 ou Definições IPv6 (se pretenderem configurar um endereço IPv4 ou IPv6, respetivamente) e no Método escolham Manual.
Na zona de Endereços indiquem o Endereço, Máscara de rede e Gateway. Não se esqueçam também de indicar os Servidores de DNS para traduzir os nomes em endereços IP.
E está feito! Como viram este tipo de configuração é muito simples. Dentro do Painel de Configuração estão ainda disponíveis outras opções ao nível da rede, como por exemplo autenticação 802.1x, Data Center Bridging (DCB), Wake on Lan, Ligação a VPN, etc.
Num próximo tutorial iremos abordar outras funcionalidades interessantes, por isso fiquem atentos. Se tiverem sugestões, deixem na zona dos comentários. Como já referimos, estes são artigos para iniciantes.