Considera que está na hora de deixar o Windows ou o macOS e partir à descoberta de uma distribuição Linux? As possibilidades são muitas, mas a nossa sugestão vai para o elementary OS. Esta distribuição é “simplesmente” bonita e muito funcional, além de que tem como base o Ubuntu.
Afinal o que tem uma distribuição Linux destas “lá dentro”?
Depois de 10 artigos a apresentar o que de melhor há dentro do elementary OS hoje será o nosso último artigo desta rubrica. Desde já estamos receptivos para sugestões de qual será a próximo distribuição Linux a analisar a este nível aqui no Pplware.
Para quem trabalha com portáteis, a indicação da autonomia é sempre uma informação muito importante. O elementary OS oferece uma boa interface a esse nível e o utilizador tem ainda várias definições que pode ajustar.
Acendendo ao gestor de bateria, é possível ajustar o brilho do ecrã, indicar se pretendemos que o brilho deve ser ajustado automaticamente, Desligar o ecrã quando inativo por X minutos, desligar o ecrã quando a tampa for fechada, escurecer o ecrã quando inactivo, etc.
Dentro da loja de aplicações está também disponível, gratuitamente, uma ferramenta para Gestão de Energia denominado de Mate Power Manager.
Quem pretender pode também sempre instalar a popular ferramenta tlp (Linux Advanced Power Management).
sudo add-apt-repository ppa:linrunner/tlp
sudo apt-get update
sudo apt-get install tlp tlp-rdw
sudo tlp start
Como sempre referimos estes foram artigos criados para iniciantes. Numa próxima rubrica iremos analisar uma nova distribuição que será certamente mais completa que o elementary OS. Esta distribuição é muito elegante, bastante funcional mas traz pouco software. Mesmo assim, para um “utilizador web”, o elementary OS serve na perfeição.