Usar hoje uma distribuição Linux como sistema operativo não é propriamente um desafio. No entanto existem algumas distribuições que são mais direcionadas para o consumo doméstico e outras para o segmento empresarial.
Apesar de existirem muitas distribuições Linux para utilizadores avançados hoje deixamos um pequeno TOP 5.
#1 ArchLinux
O ArchLinux é uma distribuição Linux desenvolvida com o objetivo de ser o mais simples possível, dando ao utilizador o poder de tomar o maior numero de decisões possíveis quanto à sua configuração.
No entanto, esta variante do Linux não é a mais indicada para utilizadores menos experientes, isto porque a instalação tradicional requer já alguns conhecimentos adicionais assim como na sua utilização. Veja aqui como instalar o ArchLinux passo a passo.
#2 CentOS
O CentOS (Community enTerprise Operating System) é uma distribuição Linux de classe Enterprise, baseada em código fonte gratuitamente distribuído pela Red Hat e mantida pelo projecto CentOS. Para quem necessita de estabilidade, este é o sistema operativo ideal.
#3 Gentoo
O Gentoo é uma distribuição que está disponível tanto com base no Linux como no FreeBSD. Esta distribuição é extremamente configurável e garante o melhor desempenho. O Gentoo tem, no seu coração, o portage que é o sistema de distribuição de software responsável por várias funções principais no próprio sistema.
#4 Fedora
O Fedora é uma distribuição patrocinada pela RedHat e destaca-se por incluir funcionalidades e tecnologias que não se são comuns em outras distribuições. O Fedora é uma distribuição rápida, estável e potente para uso diário, construído por uma comunidade à escala mundial.
#5 Debian
O Debian (base do Ubuntu e outras distribuições conhecidas) é sem duvida uma das distribuições que tem marcado o mundo Linux. Ao longo dos últimos anos o Debian tem ganho uma popularidade muito interessante devido à sua estabilidade e suporte. Saber mais aqui.
Estas são algumas das distribuições Linux mais poderosas da atualidade. Todas elas têm as suas próprias particularidades, mas a sua arquitetura faz com que sejam muita das vezes usadas em ambientes empresariais ou por utilizadores avançados.