Pplware

5 alternativas ao Microsoft Office para Linux (Parte I)

O Office da Microsoft é indiscutivelmente a melhor solução na área da produtividade. No entanto, há utilizadores que não necessitam de todas as potencialidades desta plataforma e o que não faltam por aí são boas alternativas.

Hoje damos a conhecer 5 alternativas gratuitas ao Microsoft Office para Linux.

1. Libreoffice

O Libreoffice é um software de produtividade Open Source, ao estilo do Microsoft Office, que advém do código fonte do OpenOffice. Esta plataforma tem suporte para a maioria dos formatos nativos do Microsoft Office, incluindo doc, docs, xlsx.

Além das variadíssimas funcionalidades, o Libreoffice tem uma interface muito elegante e funcional.

2. Apache OpenOffice

Uma vez que o Libreoffice “deriva” do OpenOffice estes têm muitas funcionalidades em comum. O Apache OpenOffice é um software completo de produtividade equivalente ao Microsoft Office e que antes de se tornar uma ferramenta de código aberto (licença LGPL) era conhecido como StarOffice desenvolvido inicialmente pela StarDivision, posteriormente adquirida pela Sun Microsystems.

Actualmente o OpenOffice é um excelente substituto do Microsoft Office.

3. Calligra Suite

O Calligra é uma das suites de produtividade mais antigas que existem.  Esta plataforma foi criada “em volta” do ambiente gráfico de trabalho KDE mas tem suporte para outras plataformas. Do Calligra fazem parte:

4 . Google Drive

Este é o serviço Web da Google. É muito completo em termos de funcionalidades apesar de não permitir formatações ao alto nível do Microsoft Word.

A possibilidade de se poder aceder e editar documentos em qualquer lugar, seja no PC, tablet ou smartphone, de poder ser editado em simultâneo por várias pessoas, maximizando o trabalho de grupo, são também outras das vantagens deste serviço.

Além do mais, os documentos em .docx são facilmente editáveis na Web, são gravados nesse formato ou ainda exportáveis para PDF.

5. WPS Office

O WPS Office (também conhecido por Kingsoft Office) é um clone do Microsoft Office que disponibiliza as seguintes ferramentas:

Esta suite está disponível em algumas distribuições Linux, como é o caso do Deepin OS.

E por hoje é tudo. Esperamos que tenham gostado destas sugestões e caso nunca as tenham experimentado aproveitem o momento. Num próximo artigo iremos apresentar mais cinco alternativas ao Microsoft Office para Linux. Se tiverem sugestões, deixem nos comentários.

Exit mobile version