No passado dia 8 de Abril, a Microsoft decidiu por fim ao suporte para o “velhinho” Windows XP, passados 13 anos do seu lançamento.Isto quer dizer que não haverão mais correcções de bugs, actualizações de segurança, o que poderá levar à vulnerabilidade do sistema.
Apesar de se saber que algumas Empresas e Governos ainda vão manter o sistema por mais alguma tempo, há informações que muito outros já migraram para Linux. Depois da migração, é importante que os utilizadores se adaptem as ferramentas disponibilizadas na distribuição Linux…mas o utilizador pode sempre ter a maioria das aplicações que usava em Windows XP.
Hoje apresentamos 3 ferramentas para correr programas do XP no Linux.
Wine
Certamente que já lhe aconteceu estar no Linux e lembrar-se que precisava de uma determinada aplicação mas essa não se encontra disponível para sistemas Linux. Wine é a solução! Wine (acrónimo para WINE Is Not an Emulator) é um projecto para sistemas operativos UNIX que permite executar em ambiente Linux, software especificamente concebido para o Microsoft Windows.
PlayOnLinux
PlayOnLinux é um excelente programa que nos permite instalar aplicações e jogos no Linux, que foram inicialmente desenvolvidos, para correr em exclusivo no sistema operativo Windows.
Crossover
Crossover é um dos software mais fantásticos que conheço, uma vez que permite “levar” as aplicações do mundo windows para outras plataformas, sem a necessidade de licença. Apesar de não ser muito popular (certamente devido ao preço e custo de suporte), os utilizadores acabam por optar pelo wine que está disponível gratuitamente. O Crossover assenta no Wine mas apresenta uma interface mais user friendly e melhor suporte para “emulação das aplicações”.
Enquanto utilizador do Linux,tal como referido, é importante que o utilizador se adapte ao novo ambiente e as novas ferramentas…mas nada impede que tenha algumas das aplicações que usava no Windows XP no Linux.
Das 3 ferramentas apresentadas, qual a vossa favorita?