Se tem um computador antigo e gostaria de lhe voltar a dar uma nova vida então nada melhor que instalar uma distribuição Linux levezinha. Neste segmento as ofertas são muitas e interessantes e para tal decidimos criar um TOP 20 das melhores distribuições “light”.
Entretanto pode já ir ao sótão buscar o seu PC antigo, teclado e rato, limpar-lhes o pó e depois é só escolher a distribuição que pretende instalar. Depois da parte 1, vamos conhecer mais 5 distros Linux para computadores fraquinhos.
antiX
O AntiX é uma distribuição muito interessante, capaz de correr a partir de um PII com 64MB de RAM. Tendo como base o popular Linux Debian, o AntiX consegue garantir a melhor performance e disponibiliza também um conjunto de ferramentas essenciais para o dia.
Requisitos mínimos:
- CPU: Intel i486DX
- RAM: Depende da versão
- HDD: n/a
TinyCore
O Tiny Core é uma das distribuições Linux mais pequenas que traz consigo as aplicações essências para um funcionamento básico do sistema. O Tiny Core Linux foi desenvolvido para correr a partir da memória RAM, o que torna esta distribuição bastante rápida.
O Tiny Core está disponível para sistemas com arquitetura de 32 bits e 64 bits. A última versão do Tiny Core ocupa apenas 16 MB.
Requisitos mínimos:
- CPU: Intel i486DX
- RAM: Depende da versão
- HDD: n/a
Puppy Linux
O Puppy Linux é uma distribuição Linux bastante pequena, muito completa e acima de tudo muito poderosa. Esta é uma distribuição permite transformar qualquer PC (mesmo os mais antigos) numa máquina simples, super rápida e segura.
O Puppy Linux é uma distribuição que foi desenvolvida por Barry Kauler. Esta distribuição Linux corre em qualquer máquina e traz já um conjunto de aplicações instaladas e ferramentas de gestão do próprio sistema.
Requisitos mínimos:
- CPU:333MHz
- RAM: 64 MB (aconselhável 256 MB)
- HDD: n/a
Damn Small Linux
Para quem ainda não conhece, o Damn Small Linux vulgarmente designado por DSL é uma distribuição linux com apenas 50MB, baseada na distribuição Debian. Esta distribuição pode ser facilmente executada a partir de uma PEN-USB de 64 MB ou podemos experimentá-la através de um software de virtualização. A versão atual é a 3.4.12,
Requisitos mínimos:
- CPU: 486Dx
- RAM: 8 MB (aconselhável 256 MB)
- HDD: n/a
SliTaz
O SliTaz é uma distribuição Linux, distribuída em versão LiveCD (USB), sendo que o .iso apenas ocupa 35 MB. O SliTaz oferece um ambiente de trabalho gráfico completo e muito funcional, baseado no LXDE e no Openbox.
A última versão do SliTaz foi lançada em julho de 2018.
Requisitos mínimos:
- CPU: 486dx
- RAM: 24 MB
- HDD: n/a
E são estas as nossas 5 sugestões de hoje para quem tem máquinas antigas e não sabe o que lhes fazer. É claro que continuará a ter uma máquina limitada, mas poderá realizar muitas tarefas. Como se diz hoje, uma máquina com um browser faz tudo e mais alguma coisa.