Pplware

Videojogos em quarentena

Numa altura em que milhares de pessoas se encontram em quarentena nas suas casas, parece que as horas avançam um pouco mais devagar. Mas… onde será que as pessoas gastam o seu tempo?

Será que os videojogos estão a ajudar a passar este tempo de quarentena forçada pelo Covid-19?


Como é do conhecimento publico, até ao próximo dia 2 de maio (pelo menos) o País vai continuar em Estado de Emergência. O que é o mesmo que dizer que, a maior parte dos portugueses se irá manter maioritariamente por casa, até esse dia, em confinamento.

No entanto, com tantos milhares de pessoas em casa desde março, por onde será que dividem o seu tempo? Será que veem televisão? Jogam videojogos?

Será que este período imposto de quarentena originou um aumento do número de jogadores ‘online’?

A ferramenta Steam disponibiliza uma ferramenta, que é acessível por qualquer pessoa (com ou sem login) e que disponibiliza informação atualizada e relativamente detalhada sobre os videojogos mais na moda, como também o número de jogadores ativos por jogo.

Fomos dar uma olhadela aos dados estatísticos que a ferramenta Steam disponibiliza sobre a atividade “conhecida” de videojogos desde novembro do ano passado.

Se analisarmos os números tirados à data de 20 de abril, creio que a resposta a essa questão (no que toca ao uso do Steam) é um claro SIM. Ao longo dos últimos 2 meses a maior parte dos jogos teve um acréscimo significativo de jogadores.

CS GO

Comecemos pelo campeão de audiências CS GO. Conforme podem ver pela imagem retirada do Steam Charts, apesar de esta numa curva ascendente desde novembro, CS GO teve um boost extraordinário nos últimos 30 dias antes desta análise.

Mais de 1 milhão de jogadores e um acréscimo de quase 200.000 utilizadores nos últimos 30 dias parece não ser apenas uma coincidência.

DOTA 2

Por outro lado, DOTA 2 da Valve, também mostra sinais de crescimento que já vêm desde o ano passado. Ao analisarmos os seus números, podemos ver ainda que a evolução do número de jogadores tem-se mantido instável, ora com aumentos (janeiro para fevereiro, fevereiro para março), ora com diminuição de utilizadores (novembro para dezembro, dezembro para janeiro).

Contudo, nos últimos 30 dias não só ocorreu um aumento de jogadores, como foi o maior (perto de 50.000 jogadores) face aos aumentos que vinham a notados anteriormente.

Football Manager 2020

Este é, sem dúvida, um dos jogos mais jogados em PC (Steam e agora no Stadia). Mas será que também se notou uma mudança de números que possa ser relacionada com a maior parte dos jogadores estar de quarentena?

Pelo que nos é dado a ver pelo Steam Charts, FM 2020 tem-se mantido numa curva crescente continua desde novembro do ano passado (data do seu lançamento) e entre fevereiro e março obteve o maior aumento neste intervalo, de cerca de 30.000 utilizadores em média.

Football Manager 2020

Grand Theft Auto V

Os números em torno de Grand Theft Auto V (para o qual a Rockstar já adotou medidas de apoio à luta contra a pandemia da Covid) fogem um pouco aquilo que se estaria à espera. Isto, pois, apesar de estar num constante crescimento desde novembro do ano passado, o jogo teve uma quebra de utilizadores ‘online’, de fevereiro para março.

Contudo, nos últimos 30 dias já se notou um aumento de cerca de 15.000 utilizadores.

Grand Theft Auto V

Rainbow Six: Siege

O jogo da Ubisoft tem mantido também, e à semelhança do que se passou com Football Manager 2020, uma curva ascendente constante desde novembro do ano passado.

No entanto, em março registou o seu maior aumento de jogadores, com cerca de um aumento de 22.000.

Rainbow Six: Siege

Playerunknown’s Battlegrounds

Por outro lado, Playerunknown’s Battlegrounds acaba por fazer um trajeto completamente oposto ao dos jogos referidos anteriormente. Desde dezembro do ano passado que o jogo tem vindo a manter uma curva claramente descendente.

Contudo, nos últimos 30 dias notou-se finalmente o verde a emergir dos números de jogadores médios de PUBG, o que pode ser um sinal de que a quarentena está a ser boa para o jogo.

Playerunknown’s Battlegrounds

Importante referir que estes números facultados pelo Steam Charts referem-se aos jogos cujos utilizadores se ligaram ‘online’ na plataforma. Ou seja, muitos outros existirão certamente que se ligam ‘offline’ e assim poderão não estar contabilizados nestas métricas.

Convém relembrar que estes dados não são estritamente de Portugal, mas sim dados de todos os países que permitem a utilização do Steam.

Seria interessante ter dados das consolas e estamos a trabalhar nesse sentido junto dos seus responsáveis.

Exit mobile version