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The Last of Us – por detrás da cortina

The Last of Us será certamente um dos jogos, senão O Jogo do Ano de 2013.

Conforme o Pplware aqui revelou, na sua análise, o jogo é veio confirmar todas as expectativas e muitas mais. Trata-se, sem dúvida de um dos jogos mais bem conseguidos dos últimos anos e merece todo o destaque que gerou … antes e depois do seu lançamento.

É um caso flagrante de Must Have … para todos os possuidores de uma consola Playstation 3.

Foi revelado recentemente um vídeo com a equipa de desenvolvimento de The Last of Us que revela um pouco mais sobre o jogo …

“It’s Them or Us” é o quarto vídeo da série documental sobre o exclusivo Playstation 3. Este novo vídeo inclui os depoimentos de Eric Monacelli, Community Strategist da Naughty Dog, que analisa as várias opções de combate que The Last of Us oferece e as consequências para os jogadores.

Realmente, as palavras da equipa vêm de acordo ao que se sente a jogar The Last of Us e os diversos ambientes de combate (especialmente os não utilizando armas de fogo) são muito diferenciados e variando de acordo com o ambiente onde se passam.

Realmente não há muitas sequências iguais e, seja a lutar contra um Runner nas ruínas de um edifício ou contra um Clicker em plena luz do dia, não há sequências iguais e o recurso aos mais variados utensílios que vamos apanhando são extremamente importantes. Aliás, esse é precisamente um dos pontos fortes do jogo … a flexibilidade. Ao longo da aventura vamos encontrando montes de utensílios e peças que, podem ser usados de formas bastante diversificadas. Por exemplo, um tijolo pode ser usado para distrair um Clicker, ou um pau para o atacar (resultando na maior parte das vezes em morte, se não tivermos uma faca). Há ainda outros tipos de peças que vamos encontrando e que nos permitem melhorar essas nossas armas e tudo isso faz parte da gestão que cada jogador terá de fazer.

A utilização e escolha das diversas armas é que torna a ser um ponto de discussão, no que toca à sua dinâmica e simplicidade de uso. Basicamente teremos de aceder a um menu em forma de circulo onde escolhemos o tipo de equipamento que pretendemos equipar. Por vezes, esse momento em que estamos a escolher os menus e sub-menus pode ser demasiado longo e expor-nos ao perigo.

No documentário é mencionado ainda o Modo de Escuta que está bem pensado e a pequena vantagem que nos confere acaba por ser equilibrada e não demasiado desajustada. Na prática é o mesmo que escutar com atenção os sons e a sua proveniência.

É ainda mencionada a extremamente útil e bem implementada ajuda de Ellie que, de uma forma bastante equilibrada e realista nos criam a sensação de efectivamente pertencer a uma equipa viva e dinâmica.

Tenho de reconhecer que fiquei um fã absoluto de Ellie. É uma das personagens mais reais, mais carismáticas, que apelam mais ao sentimento e à responsabilidade, mais directa que já tive oportunidade de conhecer em algum jogo. Adorei as suas saídas típicas de adolescente e os seus comentários e diálogos estão simplesmente fabulosos. Parabéns à Joana Ribeiro pela magnifica representação de Ellie.

Depois deste quarto diário de desenvolvimento, chegarão outros dois novos episódios. Um irá aprofundar a história por detrás de cada personagem – Joel e Ellie – e como é que ambos se tornaram no elemento central do jogo. O outro irá focar-se na magnífica arte e música que acompanham esta autêntica obra prima, candidato a jogo do ano 2013.

Além destes vídeos, a Naughty Dog colocou à disposição de todos fãs de The Last of Us um making-of de 90 minutos sobre o desenvolvimento do jogo, disponível para todos os que adquiram o Season Pass com todos os conteúdos descarregáveis.

Deixo-vos com o vídeo da equipa que deu voz às personagens em The Last of Us em português.

 


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