Pplware

Steam Play: Todos os jogos do Windows a rodar no Linux

Depois do lançamento da plataforma Steam.TV, a Valve, sem qualquer anúncio prévio, lançou uma nova versão do Steam Play. Com esta nova versão, que integra a poderosa ferramenta Wine com o Steam (à qual foi dado o nome de Proton), irá permitir que todos os jogos que a empresa disponibiliza para Windows funcionarão também no Linux.

Se é utilizador Linux, experimente já esta nova versão do Steam Play e conheça quais os jogos que já estão disponíveis.


A nova versão do Steam Play é sem dúvida uma excelente notícia para os utilizadores do Linux que gostam de jogar. Se até agora o Linux poderia ser um entrave para jogar, tudo pode agora mudar com esta fantástica ferramenta da Valve.

Segundo a empresa, o Steam Play oferece compatibilidade de jogos para Windows em sistemas Linux. Esta nova versão inclui uma ferramenta denominada de “Proton”, que na prática é uma versão modificada do Wine que faz uso do Vulkan para que seja possível executar jogos do Windows no Linux que necessitem de DirectX 11 e 12.

No geral esta nova versão passará a funcionar ao estilo da famosa ferramenta PlayOnLinux

Lista de jogos já com suporte

De acordo com o comunicado da Valve, a empresa tem vindo a apoiar o projeto Wine, Vulkan e DXVK há cerca de dois anos. Por enquanto esta ferramenta ainda está na versão beta mas totalmente operacional para os jogos acima referidos.

Saber mais aqui

Exit mobile version