A Valve soma e segue com as novidades referentes à sua nova consola de videojogos. A Steam Deck chegou no final de fevereiro e tem sido muito bem recebida pelos utilizadores.
E depois de disponibilizar os drivers para o Windows 10, a consola recebeu agora finalmente também o suporte para o novo Windows 11.
Steam Deck recebe suporte para o Windows 11
Recentemente havíamos noticiado que a Valve, dona da Steam, tinha disponibilizado os drivers para que o Windows 10 fosse capaz de ser instalado na sua nova consola Steam Deck. No entanto, após a novidade, verificou-se que, com o sistema operativo da Microsoft, o desempenho dos jogos piorou drasticamente. Mas a própria empresa também havia salientado que nem tudo poderia estar a funcionar corretamente, estando atenta a estas falhas e problemas.
Contudo, agora a Steam Deck recebeu também o tão aguardado suporte para o Windows 11. Para já, o suporte ainda só está numa versão beta e, como tal, poderá não ter uma total compatibilidade com o sistema do equipamento.
De acordo com as informações divulgadas pelo canal PCGamesN, o recente patch que oferece suporte ao novo sistema operativo da Microsoft, habilita o recurso fTPM para o chip da AMD que vem integrado na consola.
Mas como esta é ainda uma versão muito básica, esperam-se assim mais atualizações nos próximos dias. Assim, caso instale o Windows 11 na sua Steam Deck, não se admire caso se depare com alguns erros, falhas e outros problemas. Até porque o sistema operativo verdadeiramente otimizado para a consola é o Steam OS, embora seja possível instalar outros.
Por sua vez, uma funcionalidade que os jogadores sentem falta é o dual-boot, que permitiria instalar o Windows sem a necessidade de eliminar o Steam OS. Mas ainda não há previsão para a inclusão deste recurso no sistema da consola.