O mundo dos jogos aguarda já ansiosamente pela chegada da consola de próxima geração da tecnológica nipónica. Entre fugas de informação e rumores em torno da Sony PlayStation 5, ou PS5, temos já pronúncias oficiais, bem como uma data prevista de chegada ao mercado, a quadra natalícia de 2020.
Agora, de acordo com uma loja online, a PS5 custará cerca de 945 €.
Escusado será dizer que este valor está longe de ser oficial. No entanto, a conhecida cadeia de venda a retalho estipulou assim um preço para a PS5, em regime de pré-venda. Além disso, na listagem online temos algumas das suas especificações técnicas, provavelmente retiradas do escopo previamente revelado pela Sony.
Poderá a consola PS5 ascender aos 954 euros?
Ainda que seja expectável um aumento de preços face à atual geração, em parte devido à utilização de armazenamento SSD, bem como componentes mais poderosos, seriam valores possivelmente proibitivos. Algo que parece contrariar as afirmações passadas de Mark Cerny, referindo um preço apelativo para os jogadores.
No entanto, sabemos que a Sony colocará todo o seu know-how nesta consola. Algo que se traduzirá num ecossistema de jogo baseado no suporte físico proporcionado pela PS5. Portanto, contamos com especificações técnicas de topo para esta PlayStation 5 e, como tal, um aumento no seu preço de venda ao público.
Relembramos que a PS5 suportará resoluções máximas de 4K (Ultra-HD), a 60 fps. Além disso, contamos com novas gráficas e processadores da AMD, ambos com uma arquitetura de 7 nm. Tudo isto fará da consola um centro poderoso de jogos, mas tal preço colocaria sérios obstáculos à sua compra.
Seria ousado de mais para a Sony PlayStation 5?
Muito provavelmente. Sobretudo quando os consumidores estão habituados a pagar entre 300 a 500 euros pelas consolas atuais. Para que, de repente, pagassem essencialmente o dobro (ou triplo), era necessário operar-se uma revolução no setor. Note-se, contudo, que não estamos a questionar o potencial da PS5.
Questionamos apenas a exequibilidade e adesão a um preço nunca antes visto neste mercado. Até que ponto é que o público alvo estaria disposto a investir numa consola por este preço? Somente se o ray tracing e os conteúdos em 4K a 60 fps fossem a menor das novidades, e mesmo assim, restam dúvidas.
Outra hipótese plausível é esta listagem ser apenas um engodo. Uma vez que de momento não existem pronúncias oficiais quanto ao seu preço, pode tratar-se de uma ação prévia da loja. Abrir já a listagem da PlayStation 5 para que os motores de busca a comecem a encontrar na Internet.
Em síntese, é cede demais para tirarmos conclusões quanto ao preço. Mesmo assim, deixo-o com uma questão. Perante o que já é conhecido da PS5, qual seria o máximo que estaria disposto a pagar pela consola?
Leia mais…