Pplware

Realidade Virtual continua a dar cartas

Por esta altura, pode-se afirmar que a Realidade Virtual (e respetivos periféricos) já conseguiram ganhar o seu espaço no panorama dos videojogos.

Mas atenção. Isto não vai ficar por aqui… e para comprovar isso mesmo, surgiram recentemente notícias de movimentações da Sony… mas não só… de Mark Zuckerberg também!


PS VR

A Sony Playstation prepara-se para dar o próximo passo no que respeita ao PS VR e nesse sentido patenteou recentemente aquilo que será a próxima versão.

O novo dispositivo patenteado recentemente pela Sony vem assim comprovar o seu fiel compromisso com a alavancagem da Realidade Virtual. Como principal novidade surge o fato deste novo dispositivo vir equipado com um sistema melhorado “anti-enjoo” (anti motion sickness). Realmente este é um dos principais problemas do PS VR atual e como tal esta novidade será muito bem-vinda. Ao que parece o software desenvolvido para evitar o enjoo da Realidade Virtual baseia-se na leitura intensiva dos comportamentos dos olhos (dilatação da pupila, movimentos erráticos dos olhos,…) do jogador e consegue prever quando está a chegar a altura do enjoo.

Podem ver de seguida um diagrama ilustrativo da patente da Sony:

Outra alteração bastante bem acolhida será certamente o facto do novo PS VR ser Wireless, eliminando dessa forma as limitações óbvias de se ter de estar ligado por fios.

Outras novidades que certamente serão muito bem-vindas (a comprovar-se), serão a inclusão de microfone e headphones no próprio capacete de Realidade Virtual.

No entanto, as melhorias não se ficarão por aqui certamente. Por exemplo, será de esperar que o novo PS VR irá apresentar um processamento ainda mais robusto assim como ultrapassar as limitações da visão periférica.

E é assim que o novo PS VR começa a ganhar forma. E começam também os rumores acerca duma futura data de lançamento e muitos apostam que será apenas quando chegar a Playstation 5. Será?

Oculus Quest

Mark Zuckerberg parece que também está bastante interessado na Realidade Virtual. Apesar do Facebook já ser por si mesmo uma espécie de “realidade alternativa”, Mark anunciou recentemente o Oculus Quest.

O Oculus Quest é, nada mais nada menos que um sistema de Realidade Virtual autónomo, ou seja, é um sistema que funciona só por si mesmo sem ter necessidade de conexão a PC, consolas, ou mesmo smartphones. Pode-se dizer que é o próximo passo na questão do VR. Segundo o que se pode ler na página do produto será necessário apenas configurar o dispositivo com a app móvel Oculus.

O capacete apresenta quatro sensores externos na parte frontal e terá o seu próprio sistema de som integrado. O Oculus Quest surge ainda equipado com um processador Snapdragon 835 e segundo o site Verge, a resolução do novo headset é de 1600 x 1440 pixels por olho e conta com ajuste de foco.

Imaginem poder jogar os vossos jogos favoritos, em qualquer local ou altura, sem terem de andar com smartphones acoplados ou terem conexões com PC ou consolas. É a total liberdade de movimentos.

Além dos óculos o Oculus Quest vai trazer dois comandos Oculus Touch que são, uma forma de joysticks para cada mão, e que ajudam a recriar com precisão as nossas mãos, os nossos gestos e interações. Isto tudo se traduz numa experiência muito mais imersiva e com uma reprodução mais realista na realidade virtual dos Quest.

Uma das principais vantagens de Oculus Quest, se não a maior, corresponde ao facto de não ter fios que o liguem a nenhum dispositivo dando assim uma maior liberdade de movimentos.

Mais de 50 jogos encontram-se na linha de partida do Oculus Quest tais como Robo Recall, The Climb ou Moss.

O Oculus Quest encontra-se previsto para 2019, apesar de ainda não ter data concreta de lançamento.

Exit mobile version